sábado, 22 de fevereiro de 2014

LIDERANÇAS DO CARIRI PRESTIGIAM PRIMEIRO ENCONTRO DA CAMPANHA CEARÁ SEM DROGAS

A Assembleia Legislativa do Ceará realizou, na tarde de sexta-feira (21/02), no município do Crato, o primeiro encontro da Campanha Ceará sem Drogas. O evento foi prestigiado por deputados, prefeitos da região, representantes do Governo, estudantes e pela sociedade civil. Promovida pela AL e idealizada pelo presidente da Casa, deputado José Albuquerque (Pros), a campanha visa mobilizar a sociedade sobre a prevenção e o combate aos entorpecentes realizando encontros em várias cidades do Interior.

José Albuquerque afirmou que o tema tem preocupado pais, governo e sociedade, e o Legislativo Estadual não poderia ficar omisso a essa problemática. “A Assembleia toma a frente dessa mobilização, mas esse é um projeto de todos os cearenses. Esse trabalho não deve parar por aqui, ele deve ser discutido como se discute futebol”, disse. 
O presidente ressaltou que o desafio é diminuir o avanço desse mau, para isso, é necessário o compromisso da sociedade. Ele reconheceu o trabalho do Governo, afirmando que, só ano passado foram realizadas mais de quatro mil prisões em flagrantes. “O Estado tem feito a sua parte, mas só nas capitais brasileiras são mais de 370 mil dependentes. Nós faremos com que esse tema seja debatido em todo o Ceará”, complementou.
A palestra principal foi ministrada pelo o ex-jogador da seleção brasileira, Walter Casagrande, que compartilhou sua experiência com as drogas e falou sobre o período que passou em tratamento para a desintoxicação.
Emocionado, Casagrande pediu aos jovens que não se envolvam com as drogas e afirmou que hoje tenta manter uma vida normal dentro do possível. “Meu contato com as drogas foi bem cedo. Eu falava com glamour sobre as drogas e fui piorando quando parei de jogar futebol. Se eu não tivesse o contato com a droga o meu rendimento no futebol seria melhor e eu poderia ter jogado mais tempo”, disse.
A estudante Mikaely Pinheiro, de 16 anos, classificou o momento como de suma importância para a juventude. De acordo com Mikaely, a palestra vem interferir na maneira de pensar de muitos dos seus colegas e ajudar a formar opinião sobre o problema. “Muitas vezes as pessoas pensam que a droga chega apenas na classe pobre, mas, hoje percebemos que ela chega a todos os lugares, até mesmo nas pessoas famosos”, afirmou. 
A campanha deve visitar outras seis cidades do interior do Ceará. Limoeiro do Norte e Sobral estão entre as sedes que receberão a comitiva da Assembleia Legislativa.
 Os deputados Ely Aguiar (PSDC), Sineval Roque (Pros), Júlio César Filho (PTN), Camilo Santana (PT) e Bethrose (PRP); o deputado federal, Arnon Bezerra (PTB); os desembargadores Paulo Albuquerque e Raimundo Nonato; o prefeito do Crato, Ronaldo Gomes de Matos e de cidades da região também prestigiaram o evento.