quinta-feira, 2 de julho de 2015

AL INSTALA CÂMARA TÉCNICA E EMPOSSA SECRETÁRIO EXECUTIVO DO CONSELHO DE ALTOS ESTUDOS

A Assembleia Legislativa do Ceará instala nesta sexta-feira (03/07) a nova Câmara Técnica do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos (CAEAE) e o seu secretário executivo. A nova câmara será presidida pelo deputado Tin Gomes (PHS) e terá como membros os deputados Bruno Pedrosa (PSC), Agenor Neto (PMDB), Sérgio Aguiar (Pros), Heitor Férrer (PDT), Roberto Mesquita (PV) e Evandro Leitão (PDT). A solenidade acontece às 11 horas, no Auditório Murilo Aguiar, oficializada pelo presidente Zezinho Albuquerque (Pros). O novo secretário executivo do CAEAE será o ex-deputado federal Ariosto Holanda (Pros).

Francisco Ariosto Holanda é natural de Limoeiro do Norte. Engenheiro pela Universidade Federal do Ceará, com especialização em Instrumentação de Processos Industriais - Petrobrás pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-graduação em Engenharia Biomédica pela COPPE/UFRJ.

Foi professor titular e coordenador do Curso de Engenharia da Universidade de Fortaleza (Unifor); professor adjunto e coordenador do Curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Presidente do Nutec. Suas áreas de especialização são Instrumentação de Processos Industriais; Engenharia Biomédica; e Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Atua nas linhas de pesquisa de Formulação, Implantação e Execução de Programas e Projetos voltados para o Desenvolvimento Educacional, Científico e Tecnológico.

Ariosto Holanda foi também deputado federal pelo Ceará por seis mandatos consecutivos, a partir de 1991. Foi secretário da Indústria e Comércio do Estado do Ceará entre 1987 e 1989; e secretário de Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002.

Ariosto foi idealizador do Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados e trouxe o seu estatuto e regimento para servirem de espelho à criação do Conselho cearense, por solicitação do então presidente da Assembleia Legislativa, Domingos Filho. O CAEAE foi criado em 13 de setembro de 2007 e já contou, em sua secretaria executiva, com o trabalho desenvolvido por Eudoro Santana e Francisco Viana.