quinta-feira, 2 de julho de 2015

HUB: GOVERNADOR SE REÚNE COM A PRESINDETA DA TAM EM SÃO PAULO

O governador Camilo Santana participou na manhã desta quinta-feira (2), em São Paulo, de reunião com a presidenta da TAM, Claudia Sender. O encontro, que durou mais de um hora, contou com a participação dos senadores cearenses, Tasso Jereissati, José Pimentel e Eunício Oliveira, e do secretário André Facó (Infraestrutura).  "Essa união em torno do HUB mostra que esse é um projeto de estado, não individual. Estamos aqui juntos para demonstrar isso. Há uma mobilização muito forte para que esse projeto venha para o Ceará", citou Camilo Santana.

    No dia 22 de junho, o governador Camilo Santana reuniu no Palácio da Abolição mais de mil representantes da sociedade civil, lideranças empresariais e políticas para trazer o HUB da TAM para o Ceará. Com a mobilização “Todos Unidos pelo HUB da TAM no Ceará”, Camilo procura sensibilizar sobre a importância do empreendimento para o Estado, não apenas com o objetivo de consolidar a vocação turística, mas fortalecer a economia cearense no longo prazo. “O Ceará tem feito muitos investimentos que têm potencializado o turismo nos últimos anos. Não tenho dúvida de que temos infraestrutura necessária para receber o equipamento”, ressaltou o governador, na ocasião.


Rcamilosampa2 O HUB representa investimento de R$ 4 bilhões e deve promover a geração de 10 mil empregos diretos e indiretos, além de um incremento histórico para o turismo, comércio e setor de serviços como um todo. Com a instalação do empreendimento, o Ceará terá crescente oferta de voos diretos, começando com 14 voos para a Europa.



    Planejamento estratégico

    As articulações do Governo do Ceará para a implantação do HUB da TAM no Aeroporto Internacional Pinto Martins começaram ainda no mês de abril, quando o governador Camilo Santana fez o primeiro contato com a presidente da empresa aérea, Cláudia Sender, por telefone.

    Em maio, o governador se reuniu com a presidenta Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília, quando buscou o compromisso de incluir o aeroporto de Fortaleza no pacote de concessões do Governo Federal, o que será fundamental para a instalação do centro de conexões.

    Na ocasião, houve ainda uma reunião com o ministro da Aviação Civil, Eliseu Padilha, reforçando a importância da retomada das obras de ampliação do aeroporto de Fortaleza. No Ceará, foi realizado outro encontro entre os secretários de Estado com representantes da Infraero e da Prefeitura de Fortaleza, para montar o plano estratégico do Estado.Desde então, várias ações foram realizadas para trazer o HUB para o Ceará. Entre elas, a reunião do governador Camilo Santana com bancada federal cearense em torno do mesmo objetivo.

    Com planejamento, Fortaleza apresentou seu programa de investimentos, ações, incentivos e facilidades para receber o HUB da TAM, em um esforço conjunto do Governo do Estado, Prefeitura de Fortaleza e Assembleia Legislativa. A inclusão do Aeroporto Internacional Pinto Martins no pacote de concessões do Governo Federal reforça ainda mais a competitividade da capital cearense.