quarta-feira, 22 de julho de 2015

EMOÇÃO MARCA POSSE DA PRIMEIRA TURMA DE OFICIAIS BENEFICIADOS POR LEI DE PROMOÇÕES

"Esse é um dia de muita emoção. Graças ao trabalho integrado das forças de segurança, nós já alcançamos resultados importantes na segurança pública do Estado este ano. Sempre digo que não há profissão mais difícil e árdua do que trabalhar nas forças de segurança pública. Toda essa ação, cerimônia e resultados são méritos de vocês, pois lutaram por esta promoção. Podem sempre contar comigo como governador e homem de diálogo permanente”. Foi com estas palavras que o governador Camilo Santana promoveu, na manhã desta quarta-feira (22), os 65 subtenentes da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar ao cargo de primeiro-tenente, em solenidade no Palácio da Abolição, em Fortaleza.

Esta é a primeira turma de oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros beneficiados pela lei sancionada por Camilo Santana em maio de 2015. Foram promovidos 48 policiais e 17 bombeiros que ingressaram no primeiro posto do oficialato militar.

"Se não houvesse esta lei, hoje estaríamos promovendo apenas 29 homens. E, com a sanção da Lei das Promoções, hoje promovemos 65 oficiais – que passam de subtenentes à primeiro-tenente – de um total de nove mil que serão promovidos até o fim deste ano. São profissionais que vem dedicando as suas vidas à segurança pública e aos cearenses. E que não tinha a menor expectativa de quando seriam promovidos. Como um dos maiores exemplos da nossa política de diálogo e aproximação com todas as categorias e entidades, estamos resgatando e corrigindo um benefício desses profissionais”, comentou Camilo.


Sendo um dos contemplados, o bombeiro, agora, primeiro-tenente Abelardo Farias, 49 anos, discursa emocionado por ter conseguido sua promoção, valorizando os seus serviços ao povo cearense. “Tenho 27 anos de serviço dedicados a seguranças do Estado e aos cearenses. Só tenho a agradecer ao excelentíssimo governador Camilo Santana por demonstrar tamanha sabedoria e simplicidade no trato com todos os seus servidores, pois acredito que a força do poder tem de ser um poder brando e humano. Um poder que não impõem pela coação, mas pelo apoio e aproximação recíproca do Governo do Estado. Hoje, o Governo do Estado do Ceará senta na mesa da minha casa e na minha igreja doméstica. Eu tenho orgulho de dizer que sou primeiro-tenente do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará”, confidenciou o bombeiro.

Ressaltando as principais ações e resultados da segurança pública do Estado, o secretário Delci Teixeira (Segurança Pública e Defesa Social – SSPDS) comentou que esta ação demonstrar em atitude o olhar e atenção próximos com a categoria. “Essas promoções nos ajudam bastante, pois são homens qualificados que, agora, terão a capacidade legal de exercerem suas funções como oficiais de direito. Nós precisamos desse aporte de oficiais, pois eles englobam suas experiências para cargos importantes dentro da corporação. Além do que teremos mais autonomia em levar esses oficiais às ruas, comandando e traçando estratégias necessárias para suas saturações”, destacou.


Sobre a Lei

A Lei, apresentada pelo governador à Assembleia Legislativa no dia 23 de abril e aprovado por unanimidade pelos deputados, foi sancionado no dia 25 de maio, durante a solenidade de comemoração dos 180 anos da Polícia Militar do Ceará. A medida é um compromisso assumido por Camilo Santana e atende a uma reivindicação antiga da categoria.

A medida institui um fluxo regular e automático na carreira dos oficiais e praças estaduais. A principal novidade do projeto é a extinção do limitador de vagas para ascensão. Ou seja, quem cumpriu o interstício (tempo mínimo de permanência no posto para ser promovido) pode concorrer ao benefício. A cada ano, 60% do total será promovido. Os demais podem pleitear a promoção no ano seguinte, e, não conseguindo por dois anos seguidos, serão promovidos automaticamente.

Estiveram presentes na cerimônia, a vice-governadora, Izolda Cela, o chefe de gabinete, Élcio Batista, os secretários Socorro França (Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário), Hugo Figueiredo (Planejamento e Gestão), Nelson Martins (Relações Institucionais), Túlio Studart (Casa Militar), Juvêncio Vasconcelos (Procuradoria Geral do Estado), os comandantes coronel Geovani Pinheiro (Polícia Militar), coronel Carlos Gurgel (Corpo de Bombeiros), delegado geral Andrade Júnior (Polícia Civil), coronel Herlínio Dutra (Academia Estadual de Segurança Pública - AESP), o deputado federal Flávio Sabino e os deputados estaduais Wagner Sousa e Rachel Marques.