quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

PRESIDENTE DO TJCE REAFIRMA COMPROMISSO COM ACESSO À JUSTIÇA

Compromisso com o cidadão. Para a desembargadora Iracema Vale, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, esse é o papel mais importante que os 76 novos juízes empossados nesta quinta-feira (25/02) devem assumir nas comarcas do Interior para onde vão seguir. “O papel de cada um deles [magistrados e servidores], dentro de suas respectivas atribuições, é o fator preponderante para o funcionamento desta engrenagem, cujo objetivo primordial é atender ao cidadão, fornecendo-lhe uma prestação jurisdicional célere e eficiente”, afirmou.
Durante discurso, a presidente falou das dificuldades e obstáculos para que esse momento fosse possível, mas que sua obstinação para alcançar teve um motivo: dar dignidade à parte da população mais necessitada.
Segundo a desembargadora, será um desafio para os magistrados ao constatarem as condições de considerável parcela da população que vive abaixo da linha da pobreza. “A ultrapassagem deste desafio vai exigir humildade para compreender as diferenças e as peculiaridades de cada comunidades, firmeza de atitude para se contrapor às mais diversas tentativas de desautorizar as ordens que incomodam os privilégios e, sobretudo, compromisso com a justiça social e com a democracia”.
Mesmo com as dificuldades que o Poder Judiciário tem passado, é importante ter esperança para dias melhores, principalmente com a chegada dos novos juízes. “Deixo para cada um dos senhores o desafio de nunca parar de sonhar com um Judiciário que possa garantir para nossa sociedade a diminuição das desigualdades, o fortalecimento da democracia, a efetivação de uma justiça social, sem jamais permitir que lhes matem o direito ao sonho, pois sonhar é preciso, porque o sonho comanda a vida.”
Na ocasião, a desembargadora agradeceu à parceria com os demais poderes do Estado, ao governador Camilo Santana e ao presidente da Assembleia, deputado Zezinho Albuquerque. Leia aqui a íntegra do discurso.
(Fotos: Carlos Gibaja)