sábado, 6 de maio de 2017

PREFEITO IVO GOMES ANUNCIA PACOTE DE INTERVENÇÕES NA ÁREA DA SAÚDE DURANTE INAUGURAÇÃO DE CSF


O prefeito Ivo Gomes inaugurou, na noite de quinta-feira (04/05), o Centro de Saúde da Família (CSF) José Silvestre Cavalcante Coelho, no bairro Parque Santo Antônio, e anunciou que realizará um pacote de intervenções na área da saúde, a partir do segundo semestre desse ano. Durante a solenidade, o prefeito assinou ordem de serviço para a continuação da construção da UPA Dom Expedito, importante equipamento de saúde, que realizará atendimentos de urgência e emergência na região, desafogando os principais hospitais da cidade. O prazo para a conclusão da obra é de até 4 meses.



Dentre as intervenções que serão realizadas no município, Ivo Gomes anunciou que, até julho deste ano, irá inaugurar mais três Centros de Saúde da Família: nos bairros Centro, Alto da Brasília e no distrito de Caioca. Além disso, o chefe do executivo municipal garantiu que até 31 de dezembro de 2017 serão liquidadas todas as filas de cirurgias eletivas no município e que, a partir de julho, alguns postos de saúde começarão a funcionar no terceiro turno.

“Primeiramente vamos abrir no terceiro turno o posto de saúde que possui maior número de atendimentos. Este será o critério adotado na nossa gestão para que todos os trabalhadores e trabalhadoras possam realizar suas consultas e fazer seus exames sem comprometer suas atividades diárias”, explicou Ivo Gomes.

Outro compromisso garantido pelo prefeito será a regularização no fornecimento de medicamentos no município. “Estamos nos preparando para que, a partir do segundo semestre, possamos regularizar para sempre o fluxo de recebimento de remédio em todo o município. Para isso, contaremos com o apoio do Governo do Estado  e do Instituto da Saúde na compra desses medicamentos. O importante é que todos recebam seus remédios e a Secretaria da Saúde está empenhada para garantir isso a todos os sobralenses”, garantiu o prefeito, que já na próxima semana empossará cerca de 200 novos agentes de saúde e agentes de combate a endemias no município.


CSF José Silvestre Cavalcante Coelho

Com 378,75 m² de área construída, o novo CSF possui ampla sala de espera; sala de vacinação; 2 banheiros para o público e adaptado para deficientes; sala de observação; sala de inalação; sala para marcação de consultas; consultório odontológico com 1 cadeira; 4 consultórios (Médico e de Enfermagem) e espaços administrativos.


O CSF Doutor José Silvestre Cavalcante Coelho oferece à comunidade do Parque Santo Antônio serviços de monitoramento de saúde, como pré-natal e atenção a mulheres; hipertensos e diabéticos; acompanhamento de tratamentos contra hanseníase, tuberculose, entre outros. Além de exames laboratoriais, imunização, procedimentos médicos e de enfermagem, como  prevenção de câncer ginecológico e de mama, coleta de exames laboratoriais, testes rápidos de DST´s e gravidez e procedimentos como: curativos, administração de medicação e aerosol.