segunda-feira, 17 de julho de 2017

GOVERNO FEDERAL IRÁ ENCERRAR AS ATIVIDADES DA FARMÁCIA POPULAR

FARMÁCIA POPULAR DE SOBRAL FECHA AS PORTAS DIA 31 DE JULHO
O Governo Federal, através do Ministério da Saúde, enviou ofício N° 866/2017 de 29 de junho de 2017, onde comunica o encerramento do repasse de manutenção e desoperacionalização da unidade do Programa Farmácia Popular – Unidade Sobral, informando o enceramento das atividades da unidade na data de 31 de julho de 2017. Considerando que o medicamento é bem social, prevenindo e curando doenças ou aliviando seus sintomas, a Secretaria da Saúde informa que os pacientes que utilizam os serviços oferecidos pela Farmácia Popular do Brasil (FPB) serão encaminhados para serem atendidos em farmácias particulares, conveniadas ao programa AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR.



O PROGRAMA  FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL

A Farmácia Popular do Brasil rede própria trata-se de um programa de âmbito Federal que visava ampliar o acesso a medicamentos de forma gratuita e/ou através de vendas a preço de custo. Os municípios interessados, e com um perfil preestabelecido, firmaram convênio com o Ministério da Saúde, que a partir da data enviaria recursos mensais, fornecia medicamentos, prestava suporte técnico, contábil e de informática. Já o município de Sobral ficou responsável pela infraestrutura física, recursos humanos e a execução propriamente dita do programa. O cancelamento do programa por parte do Governo Federal inviabiliza legalmente a continuidade da unidade Sobral.

HISTÓRICO


A FPB - Sobral/CE foi inaugurada no dia 29 de junho de 2006 e durante esses 11 anos realizou mais de 335.000 atendimentos, tendo prestado um serviço Farmacêutico diferenciado e reconhecido nacionalmente. Foi movimentado R$ 2.254.748,73 em entrega e ou vendas de medicamentos.

Fonte: Assessoria PMS