quarta-feira, 20 de setembro de 2017

CASO DO SOBRALENSE DAMIÃO XIMENES INSPIRA PEÇA

O espetáculo “Quem Matou Damião?” parte do caso real de Damião Ximenes Lopes, cearense morto dentro de hospício em Sobral no ano de 1999, para discutir o ambiente manicomial. O assassinato de Damião, que rendeu ao País a primeira condenação por violação nos direitos humanos pela Organização dos Estados Americanos (OEA), serve como start para a construção de narrativas que questionam os limites da sanidade. Com direção de Renato Abê e Almeida Júnior, a peça tem dramaturgia também assinada por Renato, que é vencedor do prêmio nacional Jovens Dramaturgos do Sesc 2016. O espetáculo estreia no domingo, 24 de setembro, às 18h30min, e segue em temporada nos próximos dois sábados e domingos no Teatro Antonieta Noronha, no Centro.
Em cena, nove atores narram quatro histórias fictícias que têm como gancho o fato de acontecerem no mesmo ambiente em que Damião foi morto: a Casa de Repouso Guararapes, no município de Sobral. Entre os temas tratados estão gênero/sexualidade, estigmatização do papel feminino, poder/coerção social e a função do artista nesse debate sobre a suposta normalidade. E, apesar de falar de assuntos tão urgentes no Brasil de 2017, a peça não pretende levar a crueza dos fatos ao palco e bebe de referências genuinamente artísticas. O cenário é inspirado em “Alice Através do Espelho”, de Lewis Carroll, e o figurino, assinado por Felício da Silva, traz para o palco a “alma de gangue” do filme “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick.
“A loucura que está sendo apresentada na peça é a loucura do cotidiano, que é representada a partir da pluralidade de questões que a sociedade nos apresenta atualmente”, afirma o ator Narieudes Lima. Ele compõe o elenco junto com Felipe Pereira, Felipe Viana, Geyson Costa, Maddu Andrade, Mailson Oliveira, Nayra Cordeiro, Tálita Camila e Viviane Vale. “Ainda existe no Brasil hoje espaços como esse em que o Damião foi morto, só que com outros nomes. Por isso, defendemos, com o espetáculo, a importância de olhar a singularidade de cada um, pois nem tudo pode se tratar com remédios, internações e fórmulas”, aponta Narieudes, destacando que, no País, ainda tem gente que associa a transexualidade a uma condição de doença e o feminismo a uma histeria feminina, por exemplo.
Tálita Camila afirma que a peça flerta com os estereótipos do que a sociedade entende como loucura para devolver esses clichês ao público num jogo de espelhamento. “A gente está avançando a partir dos estereótipos, porque não estamos falando de doenças, estamos indo na contramão do estigma”, aponta. Ela detalha que os distúrbios psicológicos ganham nova angulação na dramaturgia. “A gente sabe que existe a doença, mas resolvemos falar sobre ela a partir de uma sociedade que se acha normal e coloca o peso da loucura todo em cima de gente diagnosticada com patologia”, contrapõe.
Autor e diretor, Renato aponta a vontade do grupo de avançar nas questões apresentadas pelos noticiários todos os dias. “Não queremos criar uma biografia do Damião Ximenes Lopes, a proposta é partir desse assassinato emblemático e transportar a discussão para um ambiente onírico, espaço onde a sanidade tem outros parâmetros”, pondera.
SERVIÇO
*Teatro Antonieta Noronha – Rua Pereira Filgueiras, 4 – Centro.
*Ingressos: R$ 20,00 inteira R$ 10,00 meia.
*Mais Informações – 9 8865 8687.
(Blog do Eliomar de Lima)