sexta-feira, 15 de setembro de 2017

IX SEMANA DA PESSOAL COM DEFICIÊNCIA EM SOBRAL

O Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Sobral – CMDPCD, realiza no período de 16 a 22 de setembro, a IX Semana da Pessoa com Deficiência, propondo à sociedade, às famílias, às instituições de um modo geral, ao poder público, em suas diversas instâncias e às próprias pessoas com deficiência, uma reflexão séria e profunda sobre a autonomia, a deficiência enquanto realidade humana e a inclusão social, enquanto objetivo, foco e direcionamento do seu existir e das ações que desenvolve. Trata-se de uma temática política, que envolve e se direciona a seres políticos, com direitos adquiridos e numa luta constante para efetivação dos mesmos.
Autonomia da pessoa com deficiência: um alicerce para inclusão, nos remete a uma necessidade real, intrínseca e urgente de entendermos alguns conceitos ainda pouco compreendidos pelas famílias de pessoas com deficiência, pelos grupos sociais nos quais estas encontram-se inseridas, pelas instituições que lidam com as múltiplas deficiências humanas, pelo poder público que deixa a desejar na construção e implementação de políticas públicas direcionadas a essa parcela da população e pela iniciativa privada que longe se encontra de humanizar-se ao ponto de  oferecer igualdade de espaços, sem deixar de reconhecer que muitas das pessoas com deficiência, ainda não se apropriaram de seu significado.
Autonomia é a capacidade de auto-cuidar-se, de decidir, de escolher, de opinar, de participar efetivamente daquilo que diz respeito a si e ao seu caminho. Falar em deficiência, é falar em limites, em restrições, em impossibilidades, sim, porém, sem que isso implique obrigatoriamente “no não ser”, “na incapacidade total”, “na súplica por piedade, no sentido pejorativo da palavra”, “no exílio do mundo e das realidades que circundam o (a) deficiente”, “na negação do trabalho, do prazer sexual ou da possibilidade de amar e estabelecer relações construtivas e saudáveis, capazes de enriquecer a vida”. São muitos (as) os (as) deficientes, portanto, também, muitos os tipos de deficiência com os quais convivemos, de origem congênita ou adquirida: motora, intelectual, cognitiva, visual, auditiva. Para cada uma delas, uma maneira própria de lidar, necessidades peculiares. Para todas, uma urgência: respeito, abertura ao diferente, inclusão. Incluir é diferente de “amontoar”! Falar em inclusão, é por-se no caminho do reconhecer as possibilidades, os talentos, as características ímpares de cada indivíduo e da deficiência que este traz consigo. É reconhecer a unicidade do ser e estar aberto (a) às diferenças.
Alicerce é chão, é base de sustentação, é raiz. No caminhar que cada um de nós faz, uns irão aos 50 quilometros, outros chegarão aos 100. Outros, percorrerão 9 quilometros e deles será exigida a mesma tenacidade dos que foram mais longe, e torna-se necessário, urgente, reconhecer que os 100 quilometros percorridos por um, traz em si o mesmo valor, as mesmas exigências e satisfações daquele que “apenas caminhou 9 quilometros”. Nessa sociedade capitalista, de “resultados”, e em contínuo e acelerado processo de desumanização, urge falar sim, em inclusão, lembrando que incluir é colocar dentro de, é somar, lembrar que, por sermos todos diferentes, exatamente por isso, há a necessidade de direitos já conquistados sendo respeitados e que a luta por aquilo que nos falta, não pode parar: educação, saúde, moradia, trabalho, segurança, transporte público e de qualidade, acesso à cultura, ao esporte e ao lazer, compreendidos, não como “favores” que são desenvolvidos em prol dos cidadãos e das cidadãs com deficiência, mas como atos inclusivos, que contribuirão para a construção de uma sociedade verdadeiramente inclusiva. As pessoas com algum tipo de deficiência, longe se encontram da necessidade da pena, dos que se julgam  “normais” e, portanto, criam o grupo dos anormais. A necessidade real é de que direitos sejam respeitados e lutas sejam permanentemente travadas nos diversos espaços constitutivos da sociedade, para que chegue, a todas pessoas com deficiência, o que ainda não nos foi reconhecido, portanto, não respaldado, não garantido por lei.
Considero de extrema importância , o envolvimento de familiares, igrejas, grupos sociais diversos, instituições políticas e educacionais, meios de comunicação social, no desenvolvimento das atividades propostas para esta semana, que serão:
Sábado, dia 16 de setembro – Caminhada de abertura, saindo ás 8 horas da Praça de Cuba, indo em direção ao Beco do Cotovelo, onde a programação da Semana da Pessoa com Deficiência será apresentada no Programa Ivan Frota.
Segunda-feira, dia 18 de setembro – Bate-papo sobre a temática central da semana,  em diversas emissoras de rádio, com os Conselheiros do CMPCD.

Terça-feira, dia 19 de setembro – Criação do Fórum de Debates e encaminhamentos das questões pertinentes às pessoas com deficiência, de 8 às 12 horas, no Auditório do IFCE. Aberto a todas as pessoas que se interessam pela causa!

Quarta-feira, dia 20 de setembro – Noite da Arte, Show de Calouros, apresentação artística de pessoas com deficiência da cidade de Sobral. Às 19 horas, no Boulevard do Arco.

Quinta-feira, dia 21 de setembro – Entrega do SELO ACESSIBILIDADE, em sua V Edição, reconhecimento às instituições públicas e privadas que se destacaram na promoção da ACESSIBILIDADE para as pessoas com deficiência, às 19 horas, no Teatro São João.

Sexta-feira, dia 22 de setembro – Manhã de lazer para crianças com deficiência, a partir de 8 horas, no Clube dos Calçadistas de Sobral.

Francisco Edmilson Moreira Mesquita
Conselheiro no Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Sobral - CMDPCD