quinta-feira, 29 de novembro de 2018

CEARÁ SEM DROGAS REÚNE 1.500 PESSOAS EM MISSÃO VELHA

Campanha Ceará sem Drogas em Missão Velha
A 26ª edição da campanha Ceará sem Drogas chegou ao município de Missão Velha na manhã desta quinta-feira (29/11), reunindo 1.500 pessoas, entre estudantes, gestores e representantes da sociedade, na Quadra Poliesportiva Rogério Bráz. Na sexta-feira (30/11), a comitiva da campanha segue para Acopiara.
“A campanha Ceará sem Drogas mostra que estamos no caminho certo, pois temos uma grande participação dos jovens em cada edição”, afirma o deputado Bruno Pedrosa (PP). Ele destacou a importância da iniciativa do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Zezinho Albuquerque, e acrescentou que o Poder Legislativo atua com o Governo do Estado visando alertar os jovens sobre os malefícios das drogas, assim como para a redução da dependência em todo o Estado.  
Cumprindo agenda como governador interino do Estado, durante viagem internacional de Camilo Santana, chefe do Executivo, o deputado Zezinho Albuquerque enviou mensagem para os participantes desta edição. O parlamentar ressaltou a importância da campanha e dos relatos do comentarista esportivo Walter Casagrande durante os eventos.
O presidente da Câmara Municipal de Missão Velha, Rafael Tavares, agradeceu a chegada da 26ª edição da campanha ao município e também a oportunidade de ouvir a experiência de um ex-atleta e comentarista esportivo como Casagrande, para alertar os jovens presentes sobre o risco das drogas.
Já o prefeito de Missão Velha, Diego Gondim Feitosa, disse que a temática levada pela campanha da AL é atual e significativa para a cidade. “Infelizmente, o mundo obscuro das drogas está presente no município. Queremos vocês no mundo dos estudos e sabemos que, por meio da educação, serão cidadãos de bem e contribuirão para o avanço da nossa sociedade.”
Superação
Parceiro do Ceará sem Drogas, o comentarista esportivo e ex-jogador da Seleção Brasileira de Futebol Walter Casagrande compartilhou com o público sua trajetória esportiva em times brasileiros e europeus e, principalmente, a forma como começou a usar drogas e os problemas que enfrentou com a dependência química. Em um bate-papo com o jornalista Fábio Pizzato, ele respondeu perguntas do público e apontou a forma como a família pode tentar lidar com a situação e o papel dos próprios familiares no percurso de reconhecimento da dependência química, tratamento e superação.
Casagrande compartilhou os diversos prejuízos sociais, de saúde, emocionais e familiares que teve com o uso e abuso de drogas. Comentou ainda sobre a importância de dependentes químicos serem ajudados também no ambiente de trabalho – e não demitidos, como acontece em muitos casos –, uma vez que esse apoio pode ser decisivo na persistência do tratamento.
Amélia Maria Linard, secretária de Educação de Missão Velha, comentou que o trabalho de conscientização para prevenir o envolvimento dos jovens com as drogas é uma parceria entre Poder Público, escolas, famílias e igrejas. Segundo a gestora, as profissionais das escolas acolhem as famílias para a continuidade desse trabalho.
Técnica da Secretaria de Educação do município, Gleiciane Tavares Ribeiro destacou o trabalho em parceria com o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar do Ceará (PMCE). O programa acontece semestralmente, com aulas abordando as drogas lícitas e ilícitas ministradas para turmas de 4º, 5º e 6º ano. A expectativa é ampliar ainda mais a participação dos alunos em 2019.
Roberto Rodrigues, diretor de esportes de Missão Velha, e o professor Laércio Mendonça, que ensina há 10 anos na Escola de Ensino Fundamental Doutor Stênio Dantas, uma das instituições de ensino presentes nas atividades da campanha em Missão Velha, também destacaram a importância da iniciativa da AL. “Todo tipo de droga causa problemas para as famílias”, comentou Laércio.
Aluna do Centro de Educação Patinho Dourado, Anny Louyze Santos, de 14 anos, assinalou que os professores falam sempre sobre as consequências do uso de drogas e os prejuízos para a vida de quem usa. Ela observou que o assunto também é tratado em família, sempre com foco nos conselhos para prevenir o uso.
Estiveram presentes ainda no evento os deputados Anderson Palácio (PPS) e Guilherme Landim (PDT), os vereadores Hernesto Vasques e José Rolim e a vereadora Inácia Arraes.
Idealizada em 2014 pelo presidente da AL, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), a campanha Ceará sem Drogas já levou informação a mais de 60 mil pessoas, principalmente jovens das escolas das cidades que receberam a comitiva do projeto. A iniciativa já passou pelas cidades Aracati, Acaraú, Aquiraz, Boa Viagem, Brejo Santo, Campos Sales, Cruz, Crateús, Crato, Fortaleza, Horizonte, Itatira, Itapajé, Limoeiro do Norte, Massapê, Morada Nova, Nova Russas, Ocara, Russas, Sobral e Várzea Alegre.