segunda-feira, 17 de fevereiro de 2020

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA

23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG) estão com inscrições abertas até 18 de fevereiro*

Estão abertas as inscrições para a 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) e a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG). As escolas públicas e privadas interessadas em participar podem realizar as inscrições até o dia 18 de fevereiro, no site oficial da competição (http://www.oba.org.br).

A prova da OBA será aplicada no dia 15 de maio e terá uma única fase, dividida em quatro níveis: três para os alunos do Ensino Fundamental e uma para os estudantes do Ensino Médio. A prova conta com dez questões, sendo sete de Astronomia e três de Astronáutica. O resultado final será divulgado no dia 15 de setembro. 

As escolas cadastradas para participar da OBA estão, automaticamente, cadastradas para participarem também da MOBFOG, uma olimpíada inteiramente experimental, que consiste em construir e lançar o mais distante possível, um foguete feito de garrafa PET, de tubo de papel ou de canudo de refrigerante.

Em 2019, os estudante de Sobral conquistaram 182 medalhas na OBA, sendo 67 de ouro, 47 de prata e 68 de bronze. O objetivo da competição é despertar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e Ciência, promovendo a difusão de conhecimentos básicos de forma lúdica e cooperativa.

A OBA e a MOBFOG são realizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), envolvendo alunos de escolas públicas e privadas, do Ensino Fundamental e Médio, com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), e da Universidade Paulista (UNIP).