quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

ROMEU ALDIGUERI ANUNCIA PEDIDO DE CPI SOBRE ASSOCIAÇÕES DE MILITARES

Romeu Aldigueri anuncia pedido de CPI sobre associações de militares
O deputado Romeu Aldigueri (PDT) anunciou, durante a manhã desta quarta-feira (19/02), na Assembleia Legislativa, o pedido de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar o destino de recursos recebidos por associações ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Ceará.
O pedido foi protocolado nesta quarta-feira e até o fim da tarde de hoje contava com 28 assinaturas de parlamentares. Segundo Romeu Aldigueri, o objetivo é “proteger a segurança pública dos cidadãos cearenses”.
No documento, o deputado aponta que vem sendo divulgado amplamente em diversos jornais de grande circulação no Estado que entidades ligadas à Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Ceará estariam agindo como sindicatos. Na avaliação do parlamentar, estão sendo desrespeitadas as proibições constitucionais de sindicalização e greve dos militares.
“Algumas entidades de associações de profissionais de segurança estão em desvio de suas finalidades institucionais, provocando a realização de movimentos paredistas no Ceará, com o objetivo de negociar melhorias salariais das respectivas categorias, agindo na condição de verdadeiros sindicatos”, salientou Romeu Aldigueri.
De acordo com o deputado Evandro Leitão (PDT), primeiro secretário da AL, após ser protocolado o pedido, o presidente da Casa, deputado José Sarto (PDT), recebe o requerimento e envia para a Procuradoria da Assembleia. O órgão analisa os aspectos formais e constitucionais do documento, e posteriormente o presidente se posiciona sobre a questão.
Formalizada a CPI, haverá um processo de indicação dos integrantes, conforme a proporcionalidade partidária, e a  escolha de presidente e relator.