sexta-feira, 15 de maio de 2020

GOVERNO DO CEARÁ TEM PLANO PARA FLEXIBILIZAÇÃO DE SETORES DA ECONOMIA DIVIDIDO EM QUATRO FASES

O Governo do Estado vai flexibilizar as medidas de isolamento social para a economia em quatro fases. É o que explica o titular da Casa Civil, Élcio Batista.
Serão liberados, segundo ele, “grupos prioritários”. Estes são enquadrados em baixo risco sanitário e alto impacto econômico social. Casa fase de abertura gradual terá 14 dias. Ainda não há uma data de como o modelo irá funcionar.
Para a flexibilização, serão consideradas as internações, leitos e óbitos nos hospitais do Estado. Caso os números melhorem, as medidas serão empreendidas.
Apesar de o secretário não detalhar quais são os setores que iniciarão a “fase 1”, é provável que a construção civil integre o rol. A informação, publicada mais cedo no Focus, mostra que o setor vai iniciar com 40% de sua capacidade, conforme revelado pelo presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon Ceará), Patriolino Dias.
Ao questionar o secretário da Casa Civil, Élcio Batista, sobre o retorno das atividades após o dia 20, Patriolino ressaltou que não há uma data precisa. “O secretário disse que não pode precisar se a data do retorno será imediatamente após o dia 20, mas reiterou que a construção civil estará contemplada na lista de prioridades das atividades a serem liberadas. O ponto positivo é que o secretário assegurou que toda a cadeia de atividades que compõem o processo construtivo (material de construção, etc.) estará inserida na liberação”, destacou.
focus@focus.jor.br