quarta-feira, 20 de maio de 2020

SENADO APROVA ADIAMENTO DO ENEM 2020; MATÉRIA VAI À CÂMARA

Sessão deliberativa remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia.  Na pauta, a MP 915/2019 que prevê mecanismos para a simplificação dos procedimentos de venda de imóveis da União.  Senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) em pronunciamento via videoconferência.  Participam:  2º suplente de secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Weverton (PDT-MA);  presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre (DEM-AP).   Foto: Waldemir Barretoa/Agência Senado
A suspensão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em razão do estado de calamidade pública, provocado pela pandemia do coronavírus, foi aprovada na noite  terça-feira (19) no Plenário virtual do Senado, por 75 votos a 1. A matéria segue agora para análise da Câmara dos Deputados.  
A proposta (PL 1.277/2020) da senadora Daniella Ribeiro (PP-PB) prevê que, em casos de reconhecimento de estado de calamidade pelo Congresso Nacional ou de comprometimento do regular funcionamento das instituições de ensino do país, seja prorrogada automaticamente a aplicação das provas, exames e demais atividades de seleção para acesso ao ensino superior.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Enem, marcou a aplicação do exame impresso para os dias 1º e 8 de novembro, e a versão digital para 22 e 29 de novembro. As inscrições estão abertas até o próximo dia 22. Já há quatro milhões de inscritos, de acordo com o Inep, e estão esgotadas as vagas para a prova digital.