quinta-feira, 20 de agosto de 2020

A INFLUÊNCIA DAS MULHERES NA POLÍTICA DE FORQUILHA

No Brasil, 2020 não será mesmo um ano comum, em termos da pandemia da Covid-19 e, principalmente, nas mudanças em quadros e comportamentos eleitorais.

O que nos dá a segurança a esta informação é a própria afirmativa que manifestam os órgãos institucionais do sistema eleitoral brasileiro (TSE/TRE´s), que já preconizam a perspectiva de um possível e considerável aumento no número de mandatárias eleitas tanto no legislativo quanto no executivo - municipais.

Exemplo que nos faz refletir a concretude dessa projeção que tem por base os levantamentos de pré-candidaturas país a fora, vem de Forquilha, município da mesorregião noroeste cearense, que conta atualmente com 17.923 eleitores e com inédita e histórica conjuntura para a formação de uma chapa pura, composta por duas mulheres, tendo à frente a pré-candidata Guida Prado.

Lá, apesar da chapa opositora levantar questionamento quanto à filiação da pré-candidata a vice, Bruna Frota, esta, segue trabalhando com muito ânimo e bom vigor na manutenção da sua pré-candidatura, construindo alianças, articulando importante apoio e recebendo adesões entre os mais diversos seguimentos e alas partidárias.

É bom que se diga que esses questionamentos são manifestações próprias, procedimento normal num quadro de disputa eleitoral.