quarta-feira, 5 de agosto de 2020

PRIMEIRA ELEIÇÃO PARA VEREADOR SEM COLIGAÇÕES PARTIDÁRIAS

Eleições 2020: o novo quebra-cabeça para eleger vereadores

Os partidos políticos terão que concorrer isoladamente nas eleições municipais 2020. Esse ano já vigora o texto aprovado em 2017 pelo Congresso Nacional, que proíbe a união de diferentes partidos para concorrer as eleições proporcionais. A partir desse ano, os candidatos aos cargos de vereador e deputados só poderão participar da disputa em chapa única dentro do partido, não será mais permitido a formação de coligações partidárias.

Com a nova regra a votação expressiva de um candidato não vai mais ajudar a eleger outros candidatos do grupo de partidos que se uniam entre si para aumentar as chances de resultados positivos nas urnas,  como aconteceu até a eleição de 2016. Na prática, parlamentares de legendas diferentes, com votação reduzida, acabava sendo eleito devido ao desempenho dos candidatos bem votados.

Cada partido vai concorrer isoladamente  e terá que alcançar aquele coeficiente eleitoral para poder eleger pelo menos um candidato. Significa que nenhum partido, nas eleições proporcionais, vai poder se juntar a outros fazendo coligações. Nenhum partido vai conseguir mais ajudar o outro como acontecia com as coligações. Isso confundia um pouco o eleitor porque ele votava em um candidato dentro daquela coligação e ajudava a eleger candidatos de outros partidos.