terça-feira, 6 de outubro de 2020

8.530 CEARENSES NÃO VÃO VOTAR NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2020

Na próxima vez que você ouvir que "tem cearense em todo canto do mundo", responda: sim, pelo menos em 81 países em todos os continentes, com exceção da Antártida. Um levantamento exclusivo obtido pelo Sistema Verdes Mares com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) localiza 8.530 títulos de eleitor de pessoas nascidas no Ceará registrados em diversas cidades do exterior e capitais de 81 países.

Quem são esses cearenses que vivem no exterior? São cidadãos que transferiram seu título de eleitor para votação fora do território nacional, escolhendo a opção de alterar seu domicílio eleitoral para o exterior (tecnicamente chamada de Zona ZZ). Esses 8.530 cearenses não vão votar nas eleições municipais de novembro. O exercício do voto é exigido apenas nas eleições para presidente da República. 

A votação no exterior é feita com o apoio dos consulados ou das missões diplomáticas em cada país. Atualmente 394.243 eleitores brasileiros residentes no exterior estão inscritos na zona do exterior e estão aptos a votar nas próximas eleições gerais, em 2022.

É evidente que existem bem mais do que 8.530 cearenses morando no exterior. Esse dado só engloba quem alterou o domicílio eleitoral, não inclui quem não fez esse procedimento, quem está ilegal no país nem os parentes que não possuem título eleitoral, como crianças. (DN).