domingo, 25 de outubro de 2020

CANDIDATAS FEMININAS CONTAM COM APOIO DO TSE E REDES SOCIAIS NAS ELEIÇÕES DE 2020

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) firmou parcerias com as redes sociais com o objetivo de transformar o meio digital em um ambiente mais seguro e livre de ameaças para candidatos nas Eleições Municipais em 2020, principalmente as candidaturas femininas. A medida visa ainda promover mais informação aos eleitores, com duas iniciativas: 1) a sua busca por informações oficiais e checadas e 2) o seu acesso a todos os conteúdos de utilidade pública para as Eleições 2020. Whatsapp, Instagram, Facebook, TikTok, Google e Twitter estão com serviços personalizados para o período eleitoral.



Nesta semana, o Tribunal lançou cartilha em parceria com o Instagram direcionada a proteção das candidatas na rede, a cartilha Guia de Segurança do Instagram para Mulheres na Política. Esse material é mais um dos esforços que estão sendo desempenhados com o objetivo de aumentar a participação das mulheres na política, que muitas vezes desistem de lançar uma candidatura por serem mais suscetíveis a ataques. Como o próprio Guia destaca, as mulheres têm três vezes mais chances do que seus colegas do sexo masculino de serem alvo de comentários sexistas nas redes sociais e 70% das mulheres classificaram o assédio online como um "grande problema", em comparação com 54% dos homens.

Com o cenário de pandemia atual, as campanhas sofreram mudanças que provocaram a migração do contato corpo a corpo para as redes sociais aumentando o fluxo de conteúdo político nas mesmas. As parcerias firmadas então, surgem como medidas de combate a desinformação. O WhatsApp, por exemplo, ganhou um canal oficial de denúncias e tira-dúvidas que será desativado apenas após o final do segundo turno, em 19 de dezembro.