terça-feira, 20 de outubro de 2020

HOSPITAL REGIONAL NORTE PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE SANGUE

O Hospital Regional Norte (HRN), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, promove, nesta terça (20) e quinta-feira (29), das 8 às 18h, uma campanha de doação de sangue na unidade. A ação acontece há sete anos em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) e tem como objetivo sensibilizar a população e colaboradores para a importância de ser um doador e ajudar a salvar vidas.

Os doadores podem agendar um horário com a equipe do Serviço Social do HRN. “Nós acreditamos na responsabilidade social, no compromisso de salvar vidas”, ressalta Iara Pinto, coordenadora do setor. Para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 kg, apresentar documento oficial com foto, estar saudável e bem alimentado. É recomendado evitar o consumo de alimentos gordurosos até quatro horas antes da doação e ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h.

Com apenas uma doação, é possível salvar até quatro vidas, já que o sangue doado é dividido em componentes como hemácias, plaquetas e plasma. Os homens podem doar a cada dois meses e, no máximo, quatro vezes por ano. Já as mulheres têm a possibilidade de doar a cada três meses, desde que totalizem até três doações por ano.