quinta-feira, 3 de dezembro de 2020

PREFEITOS ELEITOS EM 2020 NOS MUNICÍPIOS DA REGIÃO DO SERTÃO DE CANINDÉ


A Região do chamado Sertão de Canindé tem na sua abrangência a localização de 6 (seis) municípios: Boa Viagem, Canindé, Caridade, Itatira, Madalena e Paramoti.

Com um eleitorado que soma em todas essas cidades o quantitativo de 150.310 votantes, os quais representam 2,29% do total de eleitores no Estado do Ceará, nesses municípios, as eleições municipais de 2020 se definiram logo no dia da votação de 15 de novembro, ou seja, em primeiro turno.

Canindé é o maior colégio eleitoral da região, possuindo 55.272 eleitores, conforme as estatísticas do Tribunal Regional Eleitoral. Em segundo lugar, em se tratando de número de eleitores, está a cidade de Boa Viagem, com 39.155 eleitores. Itatira possui 17.297 eleitores. A quantidade de votantes em Caridade é de 15.945 eleitores. Madalena conta com um eleitorado local contabilizado em 13.203 eleitores, ao passo que Paramoti apresenta o somatório de 9.438 votantes. 

Pelo efetivo exercício da Democracia e manifestação do eleitorado, através do voto, a maioria dos eleitores definiu o pleito elegendo os novos prefeitos e vereadores que estarão à frente do Poder Executivo e do Poder Legislativo Municipal, respectivamente, conforme se segue a relação:

Boa Viagem: Régis, do Partido Solidariedade;

Canindé: Rozário Ximenes, do Partido Democratas;

Caridade: Simone Tavares, do PDT;

Itatira: Zé Vida, do Progressistas;

Madalena – Sônia Costa, do MDB, partido pelo qual também foi eleita em Paramoti, a Prefeita Telvânia Braz. 

Portanto, na composição do quadro partidário nessa região pelas eleições municipais de 2020, o MDB conquistou duas prefeituras nesta região, os partidos PDT, Progressista, Democratas e Solidariedade, cada um conquistou uma prefeitura entre quatro dos seis municípios que integram os Sertões de Canindé.