terça-feira, 19 de março de 2024

VI SEMANA MUNICIPAL DE PREVENÇÃO À GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA É MARCADA POR AÇÕES EDUCATIVAS NAS ESCOLAS E ORIENTAÇÕES PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE

 


Com o tema “Saúde do Adolescente: Ressignificando aspectos de abordagem e acolhimento”, a VI Semana Municipal de Prevenção à Gravidez na Adolescência de Sobral aconteceu entre os dias 11 e 15 de março.


A Semana contou com uma programação especial voltada para os adolescentes do município com o intuito de reforçar ações preventivas e educativas que ajudem a diminuir a ocorrência de gravidez nessa faixa etária. As oficinas de prevenção aconteceram nas escolas municipais, onde os jovens puderam ter acesso à cartilha Flor do Mandacaru e participar de jogos didáticos que proporcionam uma forma interativa e envolvente de transmitir informações importantes sobre sexualidade.


Voltada à abordagem e ao acolhimento, a Semana também promoveu momentos de aprendizagem com os profissionais dos Centros de Saúde da Família (CSF) do município. O objetivo era enfatizar a importância da conduta perante os jovens que procuram o serviço de saúde, sendo de fundamental prioridade criar um um ambiente acolhedor e seguro para que estes busquem orientação e cuidados relacionados à saúde sexual e reprodutiva.


Sobral atingiu, no ano de 2023, o menor índice de gravidez na adolescência desde 2010. A queda na taxa reflete as ações concretizadas no município, principalmente com a realização de oficinas nas escolas sobre saúde sexual e reprodutiva.


A gerente da Estratégia Trevo de Quatro Folhas, Flora Lia, fala sobre a importância de fomentar atividades voltadas para esse público. “Durante essa semana, é possível realizar atividades educativas, palestras, distribuição de materiais informativos e orientações diversas, com o objetivo de conscientizar os jovens sobre a importância do planejamento reprodutivo e da prevenção de uma gravidez não planejada. Essa iniciativa contribui para a redução da taxa de gravidez na adolescência e para o empoderamento dos jovens na tomada de decisões responsáveis em relação à sua vida sexual e reprodutiva”.