sábado, 16 de março de 2024

SEBRAE REALIZA VISITA TÉCNICA PARA AVALIAÇÃO DO PROJETO EMPRESA MAIS SIMPLES, NA PREFEITURA DE SOBRAL, PARA ETAPA ESTADUAL DO PRÊMIO PREFEITURA EMPREENDEDORA

 


Aconteceu, na última quinta-feira (07/03), a visita técnica para avaliação do projeto submetido ao Prêmio Prefeitura Empreendedora, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). O projeto inscrito pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag) foi a experiência de implantação do Empresa Mais Simples em Sobral e a visita tornará a iniciativa apta para concorrer à etapa estadual do prêmio.


Durante o encontro, o técnico do Sebrae, Ryan Aleff, pôde conversar com os secretários municipais e técnicos das pastas envolvidas, a fim de tirar dúvidas sobre a implantação da iniciativa no município.


Sobral foi a primeira cidade do Ceará a implantar o projeto Empresa Mais Simples, ele possibilita a abertura, a formalização e o licenciamento de novos negócios em um processo automático, integrado e que pode ser realizado de maneira virtual em até cinco minutos.


Durante a visita, foram explicadas algumas medidas que foram adotadas para que a iniciativa pudesse ser disponibilizada para os empreendedores, entre elas a isenção automática do Alvará de Funcionamento, do Alvará Sanitário e do Licenciamento Ambiental para empresas consideradas de baixo risco. Essas medidas foram fundamentais para que o processo de abertura de empresas, que antes durava dias, pudesse acontecer em apenas alguns minutos.


De acordo com o secretário do Planejamento e Gestão, Ramom Carvalho, os benefícios são inúmeros para empreendedores e municípios. "Pequenos e médios empreendedores podem se formalizar e regularizar de maneira mais simples, sem custos, até mesmo de casa. Ele poupa tempo e dinheiro e movimenta, com seu empreendimento, a economia do município. Além disso, o trabalho dos técnicos da prefeitura foi otimizado, podendo ser aplicado mais eficazmente em processos complexos, e incentivamos o empreendedorismo no município".


Para o contador David Inácio Silva Neto, o processo tem economizado tempo, dinheiro e propiciando agilidade ao empreendedor. “O processo de Rede Mais Simples tem nos economizado tempo, dinheiro e dado ao empresário uma sensação de agilidade o que aumenta perspectiva de ambiente empreendedor como um todo dentro do estado”, afirmou.


Estiveram presentes também a secretária do Urbanismo e Meio Ambiente, Marília Gouveia, a secretária da Saúde, Letícia Reichel, a secretária das Finanças, Socorro Oliveira, o secretário em exercício do Trabalho e Desenvolvimento Econômico, Bruno Gomes, representando a superintendente da Agência Municipal de Meio Ambiente, Camila Gameleira, e servidores de outras pastas.