A pedido do jornal O Globo, a Bites desenvolveu um indicador de tração para avaliar a capacidade de gerar discussões e influência no Facebook, Instagram, X (antigo Twitter), Youtube e TikTok, considerando interações e cenários específicos. O ministro da Educação representou 12,7% da tração nas redes sociais entre os 38 ministros do governo nos primeiros dois meses do ano.
No topo do ranking, estão:
Camilo Santana (Educação) – 12,73%
Silvio Almeida (Direitos Humanos) – 9,14%
Geraldo Alckmin ( Desenvolvimento, Indústria e Comércio) – 8,94%
Paulo Pimenta (Comunicação Social) – 8,45%
Sonia Guajajara (Povos Indígenas) – 5,17%
Embora tenham se destacado, os ministros ainda não conseguiram ocupar completamente o espaço deixado por Dino nas redes sociais. Mesmo após deixar o cargo de ministro da Justiça em 1º de fevereiro, ele gerou um engajamento superior a todos os outros ministros, alcançando 18,8% no início deste ano.