sexta-feira, 25 de agosto de 2017

ASSEMBLEIA INAUGURA NOVO AUDITÓRIO DEPUTADO MURILO AGUIAR

A Assembleia Legislativa do Ceará inaugurou, na manhã desta sexta-feira (25/08), as novas instalações do auditório Deputado Murilo Aguiar. O evento faz parte da programação do 1º Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste.
O novo equipamento, segundo o presidente da Casa, deputado Zezinho Albuquerque (PDT), é resultado da aproximação da sociedade com o Parlamento. “Nossos eventos, solenidades e audiências costumam durar até a noite. Isso é resultado da interação que temos com a sociedade, e nosso objetivo é fortalecer essa aproximação”, comentou. O novo espaço comporta até 300 pessoas – o triplo do equipamento anterior –, o que proporciona mais conforto aos visitantes.
O deputado Sérgio Aguiar (PDT), neto de Murilo Aguiar, avaliou que o novo auditório consiste em uma importante “renovação” da homenagem ao seu avô. O primeiro auditório Murilo Aguiar, conforme observou, recebeu esse nome por iniciativa do deputado Manoel Duca (PDT), ainda no início dos anos 1990.
“Além dos 300 lugares, o auditório conta com um palco e dois camarins, sistemas de refrigeração, iluminação e som, que só fazem acrescentar e modernizar ainda mais o prédio da Assembleia Legislativa, que já é uma das obras mais marcantes da arquitetura cearense”, elogiou o parlamentar.
O engenheiro da Assembleia Legislativa e responsável pelo projeto do novo auditório, Luiz Carlos Girão, ressaltou que uma das maiores preocupações foi a acessibilidade e a comodidade do público. “O novo espaço dispõe de rampas de acesso, além de um sistema de refrigeração sensível, que regula a temperatura de acordo com a lotação do local”, explicou. De acordo com o engenheiro, a acústica do equipamento e o sistema de som de alta tecnologia “serão capazes de atender todas as demandas que surgirem para o local”.
A inauguração também foi prestigiada pelos deputados Dra. Silvana (PMDB), Fernanda Pessoa (PR), Mirian Sobreira (PDT), Audic Mota (PMDB), David Durand (PRB), Julinho (PDT), Renato Roseno (Psol), Manoel Duca e Tin Gomes (PHS) e pela irmã do deputado Murilo Aguiar, Maria Zelma Aguiar Câmara.

ENCONTRO DE PARLAMENTARES
A inauguração do novo auditório Murilo Aguiar contou ainda com a presença dos presidentes e representantes de assembleias legislativas do Nordeste. Entre eles estavam o deputado Themístocles Filho (PMDB/PI), presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí; o deputado Francisco Tenório (PMN/AL), vice-presidente da AL de Alagoas; o deputado Antônio dos Santos, da AL de Sergipe (PSC/SE), e o procurador-geral da AL da Bahia, Graciliano Bomfim.
Os parlamentares estiveram presentes para o I Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas do Nordeste, iniciativa que visa à formação de um colegiado entre as ALs nordestinas.
Para Zezinho Albuquerque, a formação do colegiado também reforça a ideia de fortalecimento do diálogo entre a sociedade e o Poder Legislativo. “Precisamos interagir, trocar ideias, escutar mais o povo, para avançar nas conquistas, não só para o Ceará, mas para todo o Nordeste”, defendeu.
Após a inauguração do auditório, Zezinho Albuquerque acompanhou os visitantes apresentando as instalações da Casa, como o Salão Nobre da Presidência da AL, o novo estúdio da TV Assembleia, as comissões técnicas da Casa e o Memorial da Assembleia Legislativa Deputado Pontes Neto (Malce).