quinta-feira, 24 de agosto de 2017

EDUCAÇÃO: ALUNOS DA REDE ESTADUAL QUE SE DESTACARAM NO ENSINO MÉDIO RECEBEM NOTEBOOKS

Como premiação por bom desempenho no Ensino Médio e estímulo para seguirem empenhados em cursos de nível superior, alunos da rede estadual receberam nesta quinta-feira (24), do Governo do Ceará, o Prêmio Aprender pra Valer. A solenidade realizada no Centro de Eventos do Ceará consistiu na entrega de um notebook para cada um dos 20.155 agraciados em todo o Estado, concretizada pelo governador Camilo Santana. Também estiveram presentes no evento a vice-governadora, Izolda Cela, e o secretário da Educação, Idilvan Alencar.

O prêmio conta com o investimento estadual de R$ 17,1 milhões, e foi instituído pela Lei 14.483, de 2009, que considera a pontuação obtida pelo estudante no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ou o resultado alcançado, em Língua Portuguesa e em Matemática, segundo o Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (Spaece). Nesta quinta-feira, para representar os mais de 20 mil premiados, foram convidados mil estudantes da Capital. Do total geral de contemplados, 5.129 são de Fortaleza.
_MVS5214web.jpg

Camilo Santana avalia que o Prêmio Aprender pra Valer é uma forma de reconhecer os avanços que os alunos do Ensino Médio cearense obtiveram nos últimos anos. O governador ressalta, ainda, que se trata de mais um estímulo do Governo do Ceará em busca de uma educação pública de mais qualidade e com estrutura digna para os estudantes.

"O volume de computadores este ano é significativo. O programa começou no primeiro ano (2009) distribuindo 800 computadores. Neste ano são mais de 20 mil. É um programa que estimula o esforço e o trabalho na Educação. Tem sido crescente o volume de investimentos, não só em construção de novas escolas, em equipamentos, em reformas, implantação em escolas em tempo integral, na carreira de profissionais de educação, no compromisso de manter acima da inflação o reajuste dos professores, investir em inovações. Acreditamos que esse é o grande caminho para construir um Estado melhor, com mais oportunidades e menos violento", reforça o chefe do Executivo.

Durante o evento, o governador participou da entrega simbólica de mil notebooks a alunos da capital e conversou ainda com educadores que compareceram ao Centro de Eventos do Ceará. O restante dos computadores de alunos de Fortaleza serão entregues nas escolas de origem a partir desta sexta-feira (25). No interior do Estado, os prêmios serão distribuídos na semana seguinte, em cronograma a ser divulgado posteriormente.

Resultados positivos

Os índices na rede pública alcançam nos últimos anos resultados positivos no Ceará, celebrados pela Secretaria da Educação (Seduc). Entre 2015 e 2016, o número de alunos de unidades estaduais cresceu em 28%. Um total de 13.516 estudantes garantiu o ingresso em instituições públicas e privadas em 2016 - 10.035 em 2015. Em 2017, 99,51% dos alunos do último ano do Ensino Médio se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 - 98% de inscritos em 2017.

Para o secretário Idilvan Alencar, mais relevante do que a entrega dos notebooks aos alunos é o compromisso de todos - gestores municipais e estaduais, alunos, professores e diretores de escolas - com uma Educação de mais qualidade para a população cearense. "Esse prêmio é simbólico. O que queremos dos alunos é que eles cheguem ao Ensino Superior. Essa é a grande premiação do estudante da escola pública cearense. E nós temos avançado", ressalta.