quinta-feira, 24 de agosto de 2017

ASSEMBLEIA REALIZA ENCONTRO DE PRESIDENTES DE LEGISLATIVOS DO NORDESTE

A Assembleia Legislativa realiza, na próxima sexta-feira (25/08), a partir das 8h30, o 1º Encontro de Presidentes das Assembleias Legislativas dos Estados do Nordeste. O evento, que contará com a participação dos nove presidentes das casas legislativas estaduais da Região, será no Salão Nobre Deputado Alceu Coutinho e tem como objetivo discutir a formação de um colegiado que congregue os dirigentes dos legislativos estaduais.
De acordo com o chefe de Gabinete da Presidência da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Mendonça, a proposta do colegiado é debater assuntos de interesse da região Nordeste e do Legislativo de um modo geral. “O Poder Legislativo tem muitas limitações, e a União, muitas vezes, avança sobre o que é de competência dos estados. Então, o objetivo é formar um colegiado para estudar esses assuntos”, diz.
Durante a reunião, os participantes vão debater a elaboração de um estatuto para o colegiado, definindo calendário próprio e detalhando como funcionará o órgão.
Uma exposição sobre a Assembleia Legislativa cearense ‒ mostrando aos presidentes visitantes a estrutura e o funcionamento da Casa ‒ também faz parte da agenda. “Daremos atenção especial à TV Assembleia, que agora é digital, e às nossas novas instalações”, adianta. Entre estas, Roberto Mendonça destaca o novo Auditório Murilo Aguiar, que ficará agora em novo local. De acordo com ele, o espaço terá capacidade para 300 pessoas e será inaugurado na sexta-feira (25/08).
PROCURADORES
Nesta quinta-feira (24/08), haverá um encontro com os procuradores das nove assembleias legislativas participantes. Na ocasião, eles irão debater a elaboração de uma minuta tratando da criação do colegiado de presidentes (que será debatida no encontro da manhã seguinte) e um elenco de proposições de cunho constitucional de interesse dos estados nordestinos.