quarta-feira, 27 de maio de 2020

CAMILO SANTANA CONTINUA VIDEOCONFERÊNCIAS REGIONAIS COM PREFEITOS


Os prefeitos e prefeitas dos municípios que compõem a Macrorregião Norte do Estado participaram, na tarde desta quarta-feira (27), de uma videoconferência com o governador Camilo Santana. Esse foi o segundo encontro da iniciativa, cujo objetivo é discutir regionalmente as ações de enfrentamento à pandemia da Covid-19, de acordo com as peculiaridades e os índices de contaminação da doença em cada município. A primeira videoconferência foi realizada, nesta terça (26), com a Macrorregião de Fortaleza.
A articulação e mobilização dos gestores municipais ficou, mais uma vez, a cargo da Aprece, que tem sido parceira em todas as ações realizadas para ajudar as cidades cearenses a enfrentaram os desafios gerados pela disseminação do novo coronavírus.
Durante o encontro, o governador Camilo Santana buscou sensibilizar os prefeitos sobre a importância do fortalecimento da atenção primária, como o mais eficiente caminho para controlar o avanço e agravamento da doença, com eventual colapso do sistema de saúde. De acordo com ele, isso só será possível por meio da adoção do protocolo de tratamento na fase inicial da doença disponibilizado pela Secretaria de Saúde do Estado. Também enfatizou a importância da identificação, monitoramento e bloqueio de novos casos, com busca ativa dos grupos de risco com visita de agentes comunitários.
O governador reafirmou que é fundamental que os gestores sigam as recomendações técnicas e científicas no enfrentamento à pandemia, lembrando a importância do isolamento social. “Nosso decreto vai até domingo [31], mas pretendemos prorrogar o isolamento. No entanto, devemos iniciar a flexibilização de forma segmentada. Não acontecerá uniformemente em todo o Estado. Iremos, inclusive, tornar as medidas mais rígidas em alguns municípios e regiões”, informou.
O presidente da Aprece, Nilson Diniz, enalteceu a parceria da entidade com o Governo do Estado e agradeceu a disponibilidade do governador em ouvir as demandas dos gestores municipais e atuar de forma conjunta. Em sua fala durante o evento, ele manifestou preocupação sobre a questão de flexibilização do isolamento, uma vez que os casos da Covid-19 têm aumentado bastante no interior. Também questionou a não coincidência dos números de casos confirmados pelo IntegraSUS com os dados das prefeituras. Reforçou, ainda, a necessidade de maior participação dos Consórcios de Saúde com ajuda efetiva aos municípios no enfrentamento da pandemia, como, por exemplo, por meio da compra de insumos e equipamentos.
Dezenas de prefeitos e prefeitas presentes tiveram a oportunidade de apresentar demandas e solicitações relativas à região. Alguns prefeitos se queixaram sobre a demora da chegada de medicamentos da Farmácia Básica, de compra compartilhada com Estado, não só os itens do protocolo para a Covid-19, mas os necessários para as demais necessidades da população. O ajuste nos protocolos também foi outra demanda apresentada. Também foram apontadas demandas por equipamentos, estruturação hospitalar, apoio do Estado para garantir o isolamento social nos municípios, entre outras.
A reunião contou com as presenças dos secretários estaduais de Saúde e da Segurança Pública e Defesa Social, respectivamente Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto) e André Santos Costa. Também esteve presente a presidente do Cosems/CE, Sayonara Cidade.
Próximo encontro
A Macrorregião Cariri, composta por 45 municípios, será a próxima contemplada com videoconferência similar do governador Camilo Santana. O encontro acontecerá nesta quinta-feira (28), às 10h. Mais uma vez, a mobilização será feita pela Aprece.