terça-feira, 26 de maio de 2020

VAI A SANÇÃO PROJETO QUE PROÍBE DESLIGAMENTO DE SERVIÇOS ÀS SEXTAS-FEIRAS

Sessão Deliberativa Remota (SDR) do Senado Federal realizada a partir da sala de controle da Secretaria de Tecnologia da Informação (Prodasen). Ordem do dia.   Na pauta, PL 669/2019 que veda a cobrança de taxa de religação de serviços públicos; e MP 918/2020 que cria funções de confiança destinadas à Polícia Federal (PF) e extingue cargos em comissão.   Senadora Kátia Abreu (PDT-TO) em pronunciamento via videoconferência.   Participa: 2º suplente de secretário da Mesa Diretora do Senado Federal, senador Weverton (PDT-MA).  Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado
Com 73 votos a favor e nenhum contrário, o Plenário aprovou na segunda-feira (25) substitutivo da Câmara dos Deputados ao projeto que proíbe o desligamento de serviços públicos como água e energia elétrica nas sextas-feiras, fins de semana e feriados. O projeto segue agora para sanção presidencial.
A relatora, senadora Kátia Abreu (PP-TO), optou por manter o substitutivo ao texto original do PL 669/2019, do senador Weverton Rocha (PDT-MA), aprovado pelo Senado em dezembro do ano passado. No entanto, em seu relatório, Kátia manteve a cobrança de taxa de religação por falta de pagamento. Em todo caso, a operadora terá que ir ao local notificar a interrupção do serviço.
Weverton, que presidiu a sessão, salientou que seu projeto atende à expectativa do eleitorado e da classe trabalhadora.
—Este é um projeto importante, que vai fazer justiça social a milhares ou milhões de trabalhadores, de chefes de família, que muitas vezes já passaram por esse momento tão difícil que é a interrupção de um serviço essencial como o fornecimento de energia elétrica e de água em sua residência, na frente da sua família — afirmou.