sexta-feira, 29 de maio de 2020

COVID-19: ANS INCLUI SEIS EXAMES NA LISTA OBRIGATÓRIA DE PLANOS DE SAÚDE


Coleta in company leva exames laboratoriais até sua empresa - Blog ...
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu que os planos de saúde no país incluam seis exames na lista de cobertura obrigatória. O objetivo é ampliar a detecção da Covid-19, especialmente nos casos de pacientes graves — alguns dos procedimentos já eram inclusive cobertos, mas não em diagnósticos relacionados ao novo coronavírus.
“Dessa forma, auxiliam no diagnóstico diferencial e no acompanhamento de situações clínicas que podem representar grande gravidade, como por exemplo, a presença de um quadro trombótico ou de uma infecção bacteriana causada pelo vírus”, informa a ANS.
A diretriz foi aprovada pela Diretoria Colegiada na quarta-feira (27/05) e passa a valer a partir da publicação da Resolução Normativa no Diário Oficial da União (DOU) — o que não havia sido feito até a publicação desta matéria.
Os exames são: Dímero D (dosagem), que auxilia no diagnóstico de quadro trombótico e no acompanhamento da evolução dos casos; Procalcitonina (dosagem), recomendado na investigação clínico-laboratorial para distinguir quadros brandos e graves; pesquisa rápida e PCR em tempo real para Influenza A e B e para Vírus Sincicial Respiratório.