quinta-feira, 28 de maio de 2020

GOVERNO LANÇA CEARÁ APP COM SERVIÇOS DE SAÚDE


Desde a última terça-feira (26), a população do Ceará passou a ter mais facilidade de acesso a serviços públicos de saúde com o Ceará App. O aplicativo funciona como um hub de serviços digitais, tudo ao alcance da mão. O software é mais um passo do Governo do Ceará, por meio do Laboratório de Inovação e Dados (Íris) e da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), no sentido de tornar digitais os serviços públicos, garantindo agilidade no atendimento, além de credibilidade e segurança aos usuários.
Além da área da saúde, outros serviços serão incluídos no aplicativo. A proposta é que em um só canal de comunicação o cidadão possa ter acesso aos principais serviços públicos. “Estamos partindo agora com a Secretaria da Saúde, mas teremos uma série de ferramentas que irá compor essa grande plataforma de transformação digital. Iremos adicionar de forma permanente outros serviços para que o Ceará App transforme-se na principal porta de entrada na relação entre o cidadão e o Governo do Estado”, explicou Élcio Batista, secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará.
24 horas
No aplicativo, disponível para IOS e Android, o cidadão pode receber atendimento de profissionais da saúde de plantão 24 horas — tanto para buscar orientações relacionadas à Covid-19 quanto para outras doenças. O sistema localiza unidades de saúde mais próximas ao cidadão e traz informações sobre atendimentos, resultados de exames e testes para a Covid-19.
“Como estamos em meio ao enfrentamento à Covid-19, direcionamos a plataforma para isso, mas teremos outras funcionalidades, como agendamento e confirmação de consultas de média e alta complexidade, informações sobre diversos tipos de exames e acesso de cada usuário ao seu prontuário. Toda a plataforma de saúde estará contemplada no aplicativo”, explicou a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.
Caminho saudável
Uma das novidades do aplicativo é alertar sobre o contato com pessoas suspeitas de estarem contaminadas. De acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, a plataforma irá mapear, a partir da autorização do usuário, pessoas que tiveram contato com o vírus e informar quais estão contaminadas.
“Com isso, conseguiremos trabalhar para controlar o vírus. A melhor forma de evitar a expansão dele e, consequentemente, o colapso do sistema de saúde é fazer essa diferenciação entre quem pegou, quem não pegou, quem está curado e quem está doente”, ressaltou.
Ainda segundo ele, o aplicativo preza pelos mais rígidos controles de privacidade para garantir que a identidade do usuário será preservada. “As informações ali contidas não serão usadas para nenhum outro fim que não a segurança e a proteção sanitária de todos os cearenses”, concluiu Batista.
Confira os serviços oferecidos pelo Ceará App:
Plantão online: atendimento de profissionais de saúde de plantão 24 horas para tratar de problemas de saúde em geral e relacionados à Covid-19;
Saúde mental: atendimento de profissionais de saúde de plantão 24 horas para tratar de problemas relacionados à saúde mental;
Unidades de Saúde: serviço para encontrar as unidades de saúde mais próximas da sua residência, informar-se sobre atendimentos das unidades de saúde a pacientes com Covid-19, sobre a coleta de exames e testes da doença e conferir resultados de exames;
Caminho Saudável: alerta o usuário do aplicativo em caso de contato direto com uma pessoa que teve exame positivo para Covid-19. A identificação do encontro será possível por meio da localização dos envolvidos: usuário e infectados.
Download: