terça-feira, 26 de maio de 2020

GOVERNO DO CEARÁ DISTRIBUIRÁ MAIS 280 MIL TESTES RÁPIDOS DE COVID-19 NA CAPITAL E INTERIOR


Anúncio foi feito pelo governador Camilo Santana durante transmissão ao vivo nas redes sociais

O governador Camilo Santana anunciou nesta terça-feira (26) que o Governo do Estado vai distribuir mais de 280 testes rápidos de Covid-19 para municípios de todas as regiões do Ceará. Em sua transmissão ao vivo nas redes sociais, Camilo Santana disse ainda que nesta semana será divulgado o plano de retomada da economia no Estado.

280 Mil Testes

Governador informou que começa nesta quarta-feira (27) a distribuição de 280.000 testes rápidos para diagnóstico de coronavírus no estado.‬ “Ceará é um dos estados que mais testam no Brasil. Mas vamos continuar testando mais, e vamos começar a distribuição de 280.000 testes rápidos para diagnóstico de covid-19 para unidades públicas de saúde da Capital e do interior do Estado.”
Camilo explicou também que nesta terça-feira (26) começou uma nova série de reuniões com os prefeitos das cidades do Ceará, de forma regionalizada, para discutir de posse dos números, qual a melhor ação para cada cidade. “Nos reunimos com 38 gestores municipais que compõem a macrorregião de Fortaleza. Reforçamos a importância da atenção primária no combate ao covid-19, na identificação da busca ativa dos grupos de risco e visita de agentes comunitários. Temos ampliado a nossa rede de saúde e enviado equipamentos de proteção, testes e insumos para enfrentamento ao coronavírus. Quanto mais rápido se trata a doença, menos será a possibilidade desse paciente precisar de uma UTI”, apontou o governador.
“Nesse momento se confirma a estabilização de casos na capital, mas agora estamos preocupados com a incidência no interior do Estado. Vamos pensar uma solução para cada região, onde podemos e precisamos implantar medidas mais restritivas, quais são municípios mais críticos, enfim, tudo será debatido durante cinco dias consecutivos em reuniões agendadas com cada macrorregião do Estado”, disse o governador.

Isolamento social

Camilo lembrou que, devido ao isolamento social, houve tempo para o Estado disponibilizar até aqui 2.371 leitos extras (sendo 660 de UTI e 1.711 de enfermaria), todos exclusivos à pacientes com covid-19, e para atender a população de todas as regiões do Ceará.
“O isolamento social tem salvado vidas e nos deu tempo para reestruturar nosso sistema público de saúde. E com a confirmação da estabilização de casos na Capital, pretendemos iniciar a retomada da economia cearense, de forma gradativa. Ainda essa semana vamos apresentar o plano de retomada, com os passos que devemos seguir, apresentar os critérios estabelecidos, e gradualmente voltar. Com muita responsabilidade vamos seguir as orientações da equipe de saúde, ver indicies de incidência da doença, e seguir as recomendações estabelecidas”, justificou Camilo.

Novo APP

Para finalizar, Camilo falou sobre o novo aplicativo do Governo do Estado, o Ceará App, que pode ser baixado gratuitamente para iOS ou Android. Além da área da saúde, outros serviços serão incluídos no aplicativo. A proposta é que em um só canal de comunicação o cidadão possa ter acesso aos principais serviços públicos.
Desenvolvido para facilitar a comunicação com os cearenses, nele estão alguns dos principais serviços digitais oferecidos pelo Governo, como explicou o governador. “Com o aplicativo, você pode acessar ser atendido 24 horas por um profissional de saúde, acessar informações oficiais sobre o coronavírus, localização de Unidades de Saúde mais próximas de você, para atendimentos ou exames, enfim tudo que você precisa saber de serviços que o Governo do Ceará oferece aos cearenses”, finalizou.