sexta-feira, 25 de setembro de 2020

GOVERNO DO CEARÁ CRIA DELEGACIA EXCLUSIVA PARA COMBATER CRIMES CIBERNÉTICOS


O registro de crimes realizados via internet é realidade cada vez mais presente na rotina policial. Para combater esse tipo de ação, o governador Camilo Santana sancionou na manhã desta sexta-feira (25) a criação da Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC). A proposta de implantação do órgão havia sido encaminhada pelo Governo do Ceará no fim do mês de agosto para a Assembleia Legislativa, onde foi votada e aprovada pelos deputados estaduais.

Ao assinar a criação da especializada o governador Camilo Santana afirmou que com a evolução da tecnologia da informação também vieram os crimes cometidos através da internet. “Acompanhando a evolução tecnológica e da conectividade no mundo, estamos criando uma delegacia exclusiva para reprimir crimes como fake news ou aqueles que utilizam computadores e celulares para fazer extorsões, enfim. Essa delegacia vai trabalhar com tudo o que há de mais moderno, com tecnologia”.

Integrada ao Departamento de Polícia Judiciária Especializada (DPE) a Delegacia de Repressão aos Crimes Cibernéticos se encarregará de providências de polícia judiciária destinadas à apuração da responsabilidade criminal pelo uso indevido de recursos tecnológicos de informação computadorizada, como dispositivos eletrônicos, softwares, redes de comunicação e seus similares. A fim de assegurar o desempenho esperado, Camilo Santana anunciou que serão feitos todos os investimentos necessários.