quarta-feira, 30 de setembro de 2020

PEFOCE AUXILIA NA REDUÇÃO DA FILA DE TRANSPLANTE DE CÓRNEAS E REALIZA CAFÉ DA MANHÃ COM FAMÍLIAS DOADORAS EM SOBRAL


O Núcleo de Perícia Forense do Ceará (Pefoce) da Região Norte do Estado, situado em Sobral, em parceria com o Banco de Olhos do Ceará (BOC), realizou na manhã desta quarta-feira (30), um café da manhã especial para familiares responsáveis pela primeira doação de córneas da região, que aconteceu em março deste ano. A fila de espera por transplante de córneas em todo o Estado atualmente é de 31 pessoas, que aguardam o gesto de solidariedade.

Este foi o primeiro ano de captação de córneas realizadas no núcleo em Sobral. Os trabalhos iniciaram no mês de março, mas devido a pandemia, a atividade foi suspensa. Em 26 de agosto, as captações tiveram retorno autorizado pelo Ministério da Saúde.

O supervisor do Núcleo da Pefoce situado em Sobral, Garófalo Júnior, destacou que as nove captações realizadas são motivo de muita gratidão. A família responsável pela primeira doação de córneas em Sobral foi convidada pela Pefoce e BOC, que prestaram simbólica homenagem a todas as famílias que se integraram a esta campanha. Elas receberão em suas residências um certificado com os agradecimentos da Pefoce e do Banco de Olhos do Ceará. 

Ricardo Macedo destacou que, enquanto órgão de Polícia Científica tem muito orgulho em desempenhar essa missão social tão importante, pois "além do papel principal de elaborar a prova técnica e científica para a resolução de crimes, o que dá um retorno direto para a sociedade, colaborar para um bem maior, que é facilitar que muitos voltem a enxergar, essa causa também tem o máximo empenho da Pefoce", comenta.

O número limitado de pessoas ocorreu em cumprimento do protocolo de distanciamento social devido à pandemia do coronavírus.