segunda-feira, 21 de março de 2022

COM “JANELA PARTIDÁRIA” DEPUTADOS TROCAM DE PARTIDOS E MUDA DA ASSEMBLEIA E CÂMARA FEDERAL

 


Faltando pouco mais de 10 dias para o fim da chamada “janela partidária”,  em primeiro de abril, alguns deputados cearenses na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa já decidiram deixar suas legendas atuais e as mudanças na composição das casas já podem ser sentidas.

Agremiações passaram a ter participação considerável no Legislativo, enquanto outras deixaram de ter espaço no parlamento do Estado.

Alguns fatores para além da janela também devem ser levados em consideração. A ida do União Brasil (UB) para a oposição no Ceará possibilitou que a legenda nascesse grande tanto na Assembleia quanto na bancada cearense na Câmara.

O partido, que surgiu da fusão entre o DEM e o PSL, deve contar com o ingresso de cinco parlamentares no Legislativo estadual e outros quatro na esfera federal, figurando entre as maiores potências partidárias do Ceará.

A agremiação marcou para terça-feira (22) o ato de novas filiações. Dentre os parlamentares que devem ingressar no partido estão: deputados estaduais Tony Brito (PROS), Soldado Noélio (PROS), Fernanda Pessoa (PSDB) e Heitor Férrer (SD). João Jaime (DEM), está nesta mesma relação, mas poderá filiar-se ao PSDB.

Na Câmara Federal estão confirmados as filiações de Capitão Wagner (PROS), Vaidon Oliveira (PROS), Danilo Forte (PSDB) e Heitor Freire (PSL).

O Partido Liberal também terá crescimento relevante com a janela, passando a contar com, no mínimo três nomes na Assembleia e dois na Câmara Federal. Além de Silvana Oliveira, ingressaram no partido os bolsonaristas André Fernandes e Delegado Cavalcante. No Congresso Nacional permanecem na sigla Jaziel Pereira e Júnior Mano.

O partido Republicanos passa a ter dois nomes na Assembleia Legislativa com a filiação de Apóstolo Luiz Henrique, egresso do Progressistas. Ele e David Durand passam a representar a sigla na AL.

O Partido dos Trabalhadores (PT) ainda discute o ingresso de outros quadros na legenda, mas por enquanto, está confirmada apenas a entrada de Augusta Brito, atualmente no PCdoB.

Júlio César Filho, único representante do Cidadania na Casa, também deixará a agremiação. Ele pode se filiar ao PT, o que transformaria a sigla petista na segunda maior força da Assembleia.

O MDB, com a chegada de Nelinho, que saiu do PSDB, fica com seis representantes no Legislativo estadual.

Força

Além do PSL, DEM e PROS, o Solidariedade (SD) também pode deixar de ter representantes cearenses na Assembleia e Câmara Federal. Seus dois representantes, Aderlânia Noronha e Genecias Noronha, também estudam deixar a sigla. Já o PSDB deve ganhar fôlego com o ingresso de Gordim Araújo.

O PSB é outra legenda em que seus atuais membros no Legislativo estadual podem se filiar a outros partidos.

Mudanças

O partido Progressistas – PP ganhou mais um nome na Assembleia, Zezinho Albuquerque, mas perderá o deputado Fernando Hugo para o PSD. Outros deputados estudam se filiar ao PP, enquanto há possibilidade de saída de alguns nomes.

Ainda na Câmara Federal, Célio Studart deixou o PV e estará atuando ao lado de Domingos Neto (PSD). Pedro Bezerra tende a deixar o PTB e se filiar ao PDT.

Algumas dessas mudanças já estão fechadas, outras, porém, como é comum durante o período de “janela partidária”, podem ser alteradas até a data-limite, dia 2 de abril próximo.

Algumas mudanças na Assembleia Legislativa

André Fernandes deixou o Republicanos e ingressou no PL

Apóstolo Luiz Henrique deixou o Progressistas e ingressou no Republicanos

Augusta Brito deve deixar o PCdoB e ingressar no PT

Delegado Cavalcante deixou o PTB e ingressou no PL

Fernanda Pessoa deve deixar o PSDB e ingressar no UB

Fernando Hugo deixa o PP e irá para o PSD

Heitor Férrer deve deixar o SD e ingressar no UB

João Jaime (DEM) irá para o PSDB ou fica no UB

Nelinho deixou o PSDB e ingressou no MDB

Soldado Noélio deve deixar o PROS e ingressar no UB

Tony Brito deve deixar o PROS e ingressar no UB

Zezinho Albuquerque deixa o PDT e ingressa no PP

Aderlânia Noronha deve deixar o SD

Audic Mota deve deixar o PSB e tende a ingressar no PP

Júlio César Filho deve deixar o Cidadania e pode se filiar ao PT

Gordim Araújo deve deixar o Patriotas e ingressar no PSDB

 

Algumas mudanças na  Bancada Cearense na Câmara Federal

Capitão Wagner deixa o PROS e vai para o UB

Célio Studart deixou o PV e ingressou no PSD

Pedro Bezerra deve deixar o PTB e ingressar no PDT

Genecias Noronha deve deixar o SD

Danilo Forte deve deixar o PSDB e ingressar no UB

Heitor Freire (PSL) fica no UB

Vaidon Oliveira deixa o PROS e ingressa no UB

(Via Blog do Edson Silva)