segunda-feira, 28 de março de 2022

TEM SOBRALENSE NA BRIGA PARA INDICAÇÃO COMO DESEMBARGADOR DO TJCE


O nome do advogado sobralense José Inácio Linhares, ex-presidente da Seccional da OBA Sobral, está em uma das duas listas tríplices que foram escolhidas pelo Pleno do Tribunal de Justiça do Ceará, e que concorrem a duas vagas de desembargador, pelo critério do Quinto Constitucional. A votação ocorreu na quinta-feira (24/03) em sessão do TJCE presidida pela chefe do Judiciário estadual, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira.

As duas listas, formuladas após seleção da OAB, contavam com seis nomes cada e foram entregues à presidente do TJCE no último dia 10 de março.

Estão nas listas:

– André Luiz de Souza Costa, José Feliciano de Carvalho Júnior e Rosa Maria Felipe Araújo

– Everardo Lucena Segundo, José Inácio Linhares e Maria Darlene Braga Araújo Monteiro

Os nomes dos candidatos serão enviados ao governador do Estado, Camilo Santana, a quem compete fazer a nomeação dos dois novos desembargadores.

FIQUE POR DENTRO

Além do juiz de carreira que pode ascender ao cargo de desembargador, a outra forma é por meio do Quinto Constitucional, que reserva vagas para o Ministério Público (promotor e procurador de Justiça) e para Ordem dos Advogados do Brasil. No caso, a OAB-CE formou duas listas sêxtuplas, com nomes de advogados e advogadas que foram enviadas ao TJCE. O Tribunal, por sua vez, em votação do Pleno, vai definir duas listas tríplices, que será encaminhada ao governador do Estado, que tem competência pata nomear os dois novos desembargadores.