quinta-feira, 17 de março de 2022

LIVRO SOBRE FARRA DAS PASSAGENS AÉREAS É LANÇADO EM BRASÍLIA

 


Apenas entre 2007 e 2009, a Câmara gastou cerca de R$ 110 milhões, em valores atualizados, com o pagamento de 78 mil bilhetes aéreos utilizados por deputados, familiares, amigos e cabos eleitorais de maneira suspeita. Isto é, fora do exercício do mandato. O escândalo, conhecido como farra das passagens aéreas, acabou em impunidade. Menos de 1% do valor gasto indevidamente foi devolvido aos cofres públicos.

É o que mostra o livro Nas Asas da Mamata: a história secreta da farra das passagens aéreas no Congresso Nacional, da Editora Matrix, que será lançado nesta quarta-feira (16), em Brasília, na Livraria Leitura do Shopping Pátio Brasil, na Asa Sul. Os autores da obra e da série de reportagens publicadas pelo Congresso em Foco em 2009 – Eduardo Militão, Eumano Silva, Lúcio Lambranho e Edson Sardinha – estarão presentes para a sessão de autógrafos. O título foi lançado virtualmente, devido ao agravamento da pandemia, em agosto do ano passado.

Entre outras novidades, a publicação revela que a Câmara bancou passagens de lua de mel para o presidente Jair Bolsonaro e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro. Mesmo não sendo parlamentares federais na época, os três filhos políticos do então deputado Bolsonaro também viajaram para destinos turísticos com a cota do Congresso, que deveria ser usada apenas para o exercício do mandato.

A série da farra das passagens rendeu ao Congresso em Foco os prêmios Embratel, na categoria de Jornalismo Investigativo, e Esso, de Melhor Contribuição à Imprensa. As reportagens repercutiram nos principais veículos de comunicação do país e até internacionalmente. O livro Nas Asas da Mamata: a história secreta da farra das passagens aéreas no Congresso Nacional está à venda na Amazon e nas principais livrarias do país.