terça-feira, 15 de março de 2022

VACINA CONTRA GRIPE: O QUE MUDA NA VACINA EM 2022


Devido às mutações virais, é recomendado a vacinação anual. De 20 a 30% das crianças e 10% dos adultos são acometidos pela Influenza anualmente, segundo a Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

A gripe é uma doença causada pelo vírus Influenza de alta taxa de transmissibilidade, por meio de gotículas expelidas em espirros, tosses e até mesmo enquanto falamos. Por ser um vírus, há uma alta capacidade de mutação, tornando a doença ainda mais difícil de ser combatida. É por isso que especialistas recomendam a necessidade de se vacinar contra a gripe todos os anos.

Em 2022, a novidade para as vacinas contra a gripe é uma nova atualização na sua fórmula, trazendo agora defesa para a cepa H3N2 Darwin, que no final de 2021 provocou surto de gripe no Brasil. “A Darwin é uma variante que trouxe bastante preocupação no final do ano passado. É uma nova cepa da Influenza A e aumentou o número de casos de gripe no Brasil. A nova vacina que chega para a campanha contra a gripe em 2022 traz essa atualização, então a gente pode dizer que a nova vacina é diferente da do ano passado. Por isso é importante que todos busquem a vacinação em 2022”, afirma Dra Ellana Ribeiro, especialista em vacinas.

A médica lembra que, apesar de ainda ser nova, os sintomas da H3N2 Darwin são bem conhecidos e quase não difere das outras cepas: febre alta no início do contágio, inflamação da garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, dores nas articulações, tosse, mal-estar e diarréia. “Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa e as crianças são as que mais sofrem”

“Como o nosso sistema imunológico não estava preparado para a nova cepa, não havia vacina, muitos foram acometidos pela gripe. E em época de pandemia, se torna ainda mais importante que as pessoas se protejam”, completa a médica.

Duas doses

A médica reforça que, apesar de que todas as idades devem procurar a vacina contra a gripe, deve-se ter uma atenção e aplicação diferente por exemplo para os pequenos. As crianças que têm entre 6 meses e 9 anos incompletos, devem tomar duas doses na primeira vez em que forem vacinadas, a chamada "primovacinação", com intervalo de um mês. A partir dos 9 anos, crianças, adolescentes, adultos e idosos, devem tomar dose única, anualmente”, explicou.

Tri e Tetravalente

A médica lembra que a forma em que a vacina contra gripe é disponibilizada e aplicada. “O imunizante contra a Influenza está disponível em duas versões, ambas administradas de forma intramuscular. A versão trivalente da vacina contra a Influenza previne contra 3 cepas (duas do vírus A e uma do vírus B). Já a quadrivalente contra 4 (duas do vírus A e duas do vírus B). Além disso, a trivalente pode ser encontrada nas redes públicas de saúde, enquanto que a quadrivalente, nas redes privadas de saúde”, informou a doutora.