sexta-feira, 17 de março de 2023

GOVERNADOR REÚNE GRUPO PARA DEFINIR NOVAS AÇÕES EM MUNICÍPIOS ATINGIDOS PELAS ENCEHENTES


O Governador Elmano de Freitas reuniu, na manhã desta sexta-feira (17), as secretarias da Casa Civil, Proteção Social (SPS), Recursos Hídricos (SRH) e Cidades (SCidades), a PGE e a Superintendência de Obras Públicas (SOP) para dar continuidade ao trabalho de apoio aos municípios atingidos pelas fortes chuvas que ocorrem no Ceará. Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Casa Militar, Funceme, Sohidra e Cogerh também participaram. O presidente da Assembleia Legislativa, Evandro Leitão, participou das discussões.

“Estamos avaliando a situação das chuvas no Ceará, em especial dos municípios mais afetados pelas enchentes, e as ações que estão sendo realizadas para minimizar o sofrimento das famílias que foram atingidas”, declarou o governador que, nessa quinta-feira (16), no Rio de Janeiro, ao tomar conhecimento dos deslizamentos e registros de enchentes, cancelou a agenda na Região Sudeste e retornou ao Ceará.

Um grupo de trabalho foi criado para identificar situações de risco em todo o Estado. As famílias desabrigadas nos municípios que decretarem situação de emergência terão direito a receber o aluguel social, entre outras ações.

Assistência

Além de enviar o aparato das forças estaduais de segurança como Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária, Perícia Forense e Samu, o Governo do Ceará tem atuado para reduzir os prejuízos causados pelas fortes chuvas que ocorrem desde essa quinta-feira em diversas cidades cearenses.

Uma das secretarias mobilizadas é a da Proteção Social (SPS). A Pasta enviou roupas, alimentos, sandálias, sapatos, 60 colchões, cestas básicas, kits de higiene, material de limpeza e serviços de assistência social à Aratuba. Acidade foi a mais atingida, tendo registrado a morte de uma mulher e duas crianças.

Quatro ambulâncias, sendo duas de Unidade de Suporte Básico (USB) e duas de Suporte Avançado (USA) foram enviadas à Aratuba para socorro às vítimas. Além disso, 30 Bombeiros e agentes da Defesa Civil atuaram na cidade. Dezenas de agentes da corporação trabalharam em outros municípios.