terça-feira, 21 de agosto de 2012

DENÚNCIA: CONCURSO PIBID/UVA

Venho através deste presente instrumento, informar sobre alguns acontecimentos durante o processo do concurso, que teve como Edital Nº 15/2012 (PROGRAD) Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID-2009) Professor Supervisor.
Chamo-me Jacqueline Rodrigues Moraes e exerço a função de professora na Escola de Ensino Fundamental e Médio Ministro Jarbas Passarinho, localizada na cidade de Sobral/CE.
Eu, juntamente com alguns colegas me inscrevi no já mencionado concurso que teve seu edital divulgado através do site da Universidade Vale do Acaraú – UVA.
Atendi a todos os pré-requisitos estabelecidos no edital, até porque, a seleção estabelecia critérios eliminatórios e classificatórios. Nos critérios eliminatórios, atendi todas as exigências, como exemplo os requisitos elencados no item 3.1 do edital (Anexo 1) e seguintes. No que trata os critérios classificatórios, não foi possível estabelecer a classificação de cada concorrente, pois não houve divulgação do total de pontos alcançado por cada candidato (Anexo 2).
Além disso, os aprovados no referido concurso não atendiam o requisito previsto no item 3.1.3 do referido edital, sendo causa direta da eliminação do candidato. Entrei com um recurso no dia 09 de agosto de 2012 (PROTOCOLO 0063112) pedindo clareza sobre a seleção, para que não viesse a ficar dúvidas quanto aos aprovados no concurso. Visto que, é direito a todos os escritos as informações pertinentes ao resultado. Porém, os responsáveis pelo concurso ignoraram o que estabelecia o edital e antes de darem a resposta do recurso, o qual aliás, ainda não deram até o presente momento, fizeram reunião com os aprovados, o que deixou transparecer descaso com algo que deveria ser tratado com rigor e seriedade.
Muito me entristece e causa indignação ver que pessoas responsáveis pela integridade e ética de uma Universidade tratam o que é público da maneira que eles bem entendem, desrespeitando o direito e o mérito dos educadores. Fico profundamente desestimulada e descrente, pois me considero uma educadora séria e responsável para com a educação. Sempre estou em busca de aprofundar meus conhecimentos para dar o melhor para meus alunos. Por isso venho requerer a Vossa Senhoria providências no intuito de fazer valer os direitos dos cidadãos que tratam a educação com a seriedade e o respeito que ela deve ser tratada.
Jacqueline Rodrigues Moraes