sábado, 20 de abril de 2013

NO CEARÁ, ÁGUA SERVIDA POR CARROS PIPA É CONTAMINADA

(Membro do Exército inspeciona caminhão-pipa usado para abastecer a cidade de Tauá)
Anunciada pelo governo federal como uma das principais ações de combate à seca no Nordeste, a água distribuída por carros-pipa está contaminada em alguns municípios, aponta estudo da Secretaria de Saúde do Ceará, informa a Folhaonline.
Análise de amostras em 20 municípios do Estado detectou problemas nessa água em 13 cidades: presença de coliformes fecais ou nível de turbidez (resíduos) acima do normal, o que pode indicar a existência de protozoários prejudiciais à saúde.
Os 13 municípios, entre eles cidades maiores, como Crato e Tauá, somam cerca de 400 mil habitantes. Há cidades em que 100% das amostras estavam contaminadas, como Morada Nova e Potiretama (por coliformes) e Hidrolândia (turbidez).

A ingestão de água nessas condições pode provocar infecções que causam fortes diarreias e dores abdominais.
"Os moradores estão tendo dores de barriga, mas não sei se é por causa dos carros-pipa", afirmou a prefeita de Hidrolândia, Maria de Fátima Mourão (PSD).
O estudo foi finalizado em fevereiro. "É possível que esse quadro esteja se repetindo em outros municípios do Nordeste, já que as condições são semelhantes", disse Manoel Dias Neto, da Promoção e Proteção à Saúde do Ceará.
Em todo o Nordeste, 777 municípios estão recebendo água de carros-pipa por causa da seca. O Ministério da Integração Nacional coordena e o Exército executa a ação, com parceria da Defesa Civil dos Estados. O custo da ação é de R$ 71,5 milhões mensais.
Os carros-pipa são contratados pelo governo federal e captam água de estações de tratamento ou de outros mananciais. Neste segundo caso, a água tem que ser tratada antes de consumida.
Para o governo do Ceará, os problemas com a água têm ocorrido porque a captação é feita em poços superficiais, mais suscetíveis à contaminação. Uma carta será encaminhada ao governo federal pedindo a compra de estações móveis de tratamento.
Há 1.368 municípios nordestinos atingidos pela atual seca, considerada a pior dos últimos 50 anos. São 10 milhões de pessoas afetadas.
No Ceará, segundo a Saúde estadual, 128 municípios estão recebendo abastecimento por carro-pipa, mas só 20 cadastram as informações em um sistema de vigilância da qualidade da água. Por isso, a análise se restringiu às amostras dessas 20 cidades.
Das amostras analisadas, 25% tinham coliformes, e 22% tinham turbidez acima do valor permitido.

ÁGUA PARA SECA
26% das amostras apresentavam coliformes fecais
22% tinham turbidez (falta de transparência) acima do limite
Riscos para o consumo: beber essa água pode causar diarreia e dores abdominais
Cidades com problemas: Araripe, Capistrano, Caridade, Crato, Hidrolândia, Ipu, Jaguaretama, Morada Nova, Ocara, Parambu, Potiretama, Santana do Cariri, Tauá
Fonte: Secretaria de Saúde do Ceará