O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) dará posse, hoje (15), ao procurador da República Fernando Braga Damasceno, no cargo de desembargador federal do órgão. A solenidade será realizada às 16 horas no auditório do Pleno, no primeiro andar do Edifício Ministro Djaci Falcão, no Cais do Apolo. Após ser empossado pelo presidente do TRF5, desembargador federal Francisco Wildo, o novo membro da Casa será saudado pelo desembargador federal Marcelo Navarro.
Nomeado pela presidente Dilma Rousseff (PT) no último dia 15, Fernando Braga ocupará a vaga destinada ao membro do Ministério Público Federal, em decorrência da aposentadoria compulsória do desembargador federal Paulo Gadelha, em setembro do ano passado.
Perfil – O cearense Fernando Braga Damasceno, 39 anos, casado, ingressou no Ministério Público Federal em 13 de dezembro de 1999. Inicialmente, trabalhou na Procuradoria da República no município de Campos dos Goytacazes (RJ). Antes de trabalhar na Procuradoria da República no município de Sobral (CE), em quatro de maio de 2009, atuou na Procuradoria da República no município de Mossoró (RN).
Mestre em Direito pela Universidade Federal do Ceará e doutorando em ciências jurídico-criminais pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, Fernando Braga tem mais de 19 anos de experiência de foro na Justiça Federal, sendo seis como servidor efetivo da Justiça Federal no Ceará e 13 como Procurador da República. Acumula ainda experiências como professor de graduação e pós-graduação em instituições no Ceará e no Rio de Janeiro.