sábado, 1 de fevereiro de 2014

CAIXINHAS MENSALEIRAS: IMAGINA NA ELEIÇÃO

A arrecadação de R$ 1 milhão em menos de dez dias por Delúbio Soares para pagar a multa imposta pela Justiça no processo do mensalão chamou a atenção dos partidos. O líder do PMDB na Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), usa o caso como argumento para dinamitar a proposta em discussão no STF que permite apenas doações de pessoas físicas em campanhas. 'Só o PT vai ter dinheiro. Se da cadeia ele arruma isso, imagine o PT na Esplanada', dispara o aliado.
Além disso, pondera o deputado, só o PT tem militantes em número suficiente para arrecadar grandes quantias. 'Por isso o PT apoia o financiamento público, para dominar as futuras eleições sozinho.'
No ano passado, o STF começou a analisar a ação proposta pela OAB que propõe a proibição de doações de empresas a campanhas, mas suspendeu o julgamento após pedido de vista do ministro Teori Zavascki.
Após a bem-sucedida campanha para arrecadar fundos para José Genoino, um grupo do PT paulista convidou o advogado do ex-deputado, Luiz Fernando Pacheco, para ser candidato a deputado federal. O criminalista, no entanto, recusou o convite e esclareceu que não é filiado a nenhum partido. 'Sou um advogado que, circunstancialmente, defende um grande petista.' (Da Folha de S.Paulo - Vera Magalhães)