quarta-feira, 11 de março de 2015

ALCANCE RETOMA ATIVIDADES COM AULAS EXIBIDAS PELA INTERNET E NA TV ASSEMBLEIA

No último sábado (07/03), cerca de mil jovens de Fortaleza deram o pontapé inicial para a conquista da tão sonhada vaga em um curso universitário. A Universidade do Parlamento Cearense (Unipace), por meio do projeto Alcance, recebeu os estudantes no auditório Frederico Ferreira Gomes e nas salas de aula do prédio anexo da Assembleia Legislativa, para iniciar o curso preparatório para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Neste ano, os estudantes do Interior poderão acompanhar as aulas em tempo real, pelo site da Assembleia Legislativa. Foi o que informou o chefe de gabinete da Presidência da Assembleia, Roberto Mendonça, que representou o presidente Zezinho Albuquerque (Pros) na abertura do projeto. “Passamos a viver um momento histórico nesta Casa no campo educacional do País. As aulas serão transmitidas pelo site da Assembleia Legislativa do Ceará, democratizando o ensino, com a melhor equipe de professores. Nós queremos aumentar pontos no fomento da educação. Por isso convocamos todos os municípios e sociedade civil organizada a abraçar o projeto com um pequeno investimento de uma sala de aula, um monitor de TV e um computador. Todo o material didático também está disponível para download no site da Assembleia Legislativa”, destacou.
No primeiro dia de curso, os alunos demonstravam muito entusiasmo. “As aulas são muito boas e o espaço permite maior contato com os professores, para tirar dúvidas. A metodologia do curso é maravilhosa”, declarou a estudante Ana Karoline Barbosa, que está se preparando para cursar Enfermagem na Universidade Federal do Ceará (UFC).
Para garantir que mais estudantes possam aumentar suas chances de conquistar uma vaga em uma faculdade, as aulas também serão exibidas na TV Assembleia (canal 30), todos os sábados, das 6 às 10 da manhã.
Segundo a Diretora de Gestão e Ensino da Unipace, Lindomar Soares, o projeto completa quatro anos de funcionamento, sempre ampliando sua atuação. Neste ano, mais municípios passaram a oferecer salas para que os estudantes acompanhem a transmissão das aulas. “Antes, o Alcance atendia a Capital e um polo no Interior, em Tauá, por meio de aulas de videoconferência. Tivemos a adesão de outros municípios, como Milagres, Camocim, Cruz, Horizonte, Mombaça, Madalena, Banabuiú e Guaramiranga. A intenção é que todas as cidades do Interior possam integrar o projeto”, ressaltou a diretora.
A diretora técnica da Unipace, Silvana Figueredo, destacou os benefícios do projeto. “O Programa Alcance é uma oportunidade ímpar para os estudantes egressos do sistema público e privado de ensino que ainda não tiveram acesso ao ensino superior”.(AL/CE)