domingo, 8 de março de 2015

ANÍBAL GOMES SE MANIFESTA SOBRE OPERAÇÃO LAVA JATO

“O deputado federal Aníbal Gomes (PMDB), citado na lista do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, informou ao O POVO que deve ir à Brasília neste domingo e contratar um advogado para ter acesso ao pedido de inquérito na Operação Lava Jato e se defender das acusações existentes contra ele.
“Eu não sei ainda de nada, não tive acesso aos autos do processo. Quero ver o que consta contra mim e esclarecer para a sociedade que eu não estou dentro disso”, afirmou.
O deputado afirmou que soube da lista, divulgada pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), ainda em Fortaleza por meio da imprensa, e que ainda não contratou advogado para a sua defesa. Segundo ele, só deve solicitar nos próximos dias.
A respeito da acusação do delator Paulo Roberto Costa, de que o parlamentar cearense seria emissário do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), no processo de irregularidades na estatal Petrobras, Aníbal negou a prática. “Por que ele (Renan) precisaria de alguém pra fazer interlocução pra ele?”, disse.
O delator, durante depoimento, acusou Aníbal de ter levado até ele reclamação do Sindicato dos Práticos “acerca do reajuste da remuneração da praticagem”. De acordo com o ex-diretor da Petrobras, foi dito pelo deputado que “sendo exitosa a negociação, ou seja, atendido o pleito dos práticos seria feito um pagamento”.
Segundo ele, parte dos recursos seria destinada ao senador Renan. Paulo Roberto disse que o parlamentar cearense falava em nome do presidente do senado. O deputado peemedebista negou também qualquer participação na negociação citada por Costa em delação premiada.
A lista citou outros seis parlamentares do PMDB, além dos presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara Federal, Eduardo Cunha.”
(O POVO)