segunda-feira, 31 de outubro de 2016

CANDIDATOS QUE DISPUTARAM O 1º TURNO DEVEM APRESENTAR PRESTAÇÃO DE CONTAS

Candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, inclusive os partidos políticos, que disputaram o primeiro turno das Eleições de 2016, no dia 2 de outubro, têm até esta terça-feira (1º) para apresentar à Justiça Eleitoral as prestações de contas relativas ao primeiro turno (Lei nº 9.504/1997, artigo 29).
Já no dia 4 de novembro esgota-se o prazo para qualquer interessado, observado o período de três dias a partir da publicação do respectivo edital, impugnar as prestações de contas de campanha relativas ao primeiro turno das eleições.

INFORME PUBLICITÁRIO - FB SOBRALENSE

PT PERDEU SETE DE CADA DEZ VOTOS QUE TEVE EM 2012

ptdecadente 
Além de ter o seu pior desempenho em capitais desde 1985, com apenas um prefeito eleito, e de eleger pouco mais de 250 prefeitos em 2016, o PT perdeu sete de cada dez votos que conquistou em 2012. Em meio à maior crise de sua história, o partido dos ex-presidentes Lula e Dilma somou 7.602.958 votos nos dois turnos da eleição para prefeito. Quase 70% a menos do que os 24.261.376 obtidos ao final da disputa de 2012.
O desaparecimento desses votos resultou na perda da prefeitura de São Paulo, maior colégio eleitoral do país, de capitais importantes e de grandes cidades em regiões onde a sigla acumulava bons resultados, como o Nordeste e o ABC Paulista.

ZEZINHO ALBUQUERQUE, CID E CIRO COMEMORAM VITÓRIA

Enquanto Roberto Cláudio percorria seções eleitorais, o trio Cid, Ciro e Zezinho tocavam a maré de pedetistas do interior que votam em fortaleza. Eles foram decisivos para a vitória. Zezinho cuidava dos prefeitos e os seus rebanhos. Deu certo!
A experiência deu certo na primeira eleição de Roberto Cláudio surpreendendo Luizianne Lins em 2012.
(Blog do Roberto Moreira)

ELEIÇÕES MUNICIPAIS PODEM SER ANULADAS EM 147 CIDADES

O Globo destaca que, dos candidatos a prefeito mais votados no primeiro turno, 147 não obtiveram registro até agora. Eles entraram com recursos judiciais e devem ter a situação definida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até o fim de dezembro.
Em caso de indeferimento definitivo do registro, será necessário realizar nova eleição no município, de acordo com a minirreforma eleitoral aprovada recentemente pelo Congresso Nacional. A situação ocorre em 22 estados.
“Agora a lei não permite mais que o segundo lugar assuma, em se tratando de anulação da eleição, haverá a realização de eleição suplementar, e isso certamente no futuro vai estimular a judicialização gratuita, que é muito comum até aqui. Esse é um esforço que temos que fazer até dezembro, para definirmos todas as situações”, afirmou o presidente do TSE, Gilmar Mendes.

O DESENCANTO DO ELEITOR COM AS ELEIÇÕES

O término do segundo turno das eleições municipais de 2016 explicitou um fenômeno estudado pela ciência pólítica: o desencantamento do eleitor. A eleição demonstrou, na prática, uma rejeição dos eleitores com escândalos de corrupção na política, como mostrado, por exemplo, pela Operação Lava Jato e desdobramentos do escândalo do petrolão.
Além disso, a pregação do voto nulo em várias cidades acabou acentuando esse fenômeno do chamado “não voto”, que é a soma das abstenções, dos votos nulos e em branco. O número chegou a quase um terço do eleitorado nacional neste domingo.

RENAN E SARNEY FORAM DERROTADOS EM SEUS REDUTOS

O ex-presidente José Sarney (PMDB) e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB), dois importantes caciques políticos nordestinos, saem derrotados, respectivamente, das eleições em São Luís e Maceió.
Na capital do Maranhão, tanto o prefeito reeleito, Edivaldo Holanda Júnior (PDT), quanto o adversário Eduardo Braide (PMN) se recusaram a receber apoio da família Sarney, hoje rejeitada por parte da população de São Luís.
Já na capital alagoana, o tucano Rui Palmeira derrotou o deputado federal Cícero Almeida (PMDB), seu antecessor no cargo e candidato apoiado pelo filho do presidente do Senado, Renan Calheiros, o governador de Alagoas, Renan Filho.

APENAS UMA CAPITAL BRASILEIRA SERÁ GOVERNADA POR UMA MULHER

Das 26 capitais brasileiras, apenas uma será governada por uma mulher: Boa Vista (RR), onde Teresa Surita (PMDB) se elegeu no primeiro turno. A situação é idêntica à de 2012, quando a própria Teresa Surita era a única mulher entre os prefeitos das capitais.
No segundo turno, duas mulheres concorreram à prefeitura de capitais neste ano: Angela Amin (PP), em Florianópolis, e Rose Modesto (PSDB), em Campo Grande. Angela Amin perdeu para Gean Loureiro (PMDB) por 50,26% a 49,74%, enquanto Rose Modesto perdeu para Marquinhos Trad (PSD) por 58,77% a 41,23%.

CONFIRA OS PREFEITOS ELEITOS NAS 18 CAPITAIS COM SEGUNDO TURNO

Confira os prefeitos eleitos nas 18 capitais com segundo turno:
Vitória-ES: Luciano Rezende (PPS)
Curitiba-PR: Rafael Greca (PMN)
Porto Alegre-RS: Nelson Marchezan Junior (PSDB)
Rio de Janeiro-RJ: Marcelo Crivella (PRB)
Belém-PA: Zenaldo Coutinho (PSDB)
Campo Grande-MS: Marquinhos Trad (PSD)
Macapá-AP: Clécio (Rede)
Florianópolis-SC: Gean Loureiro (PMDB)
Cuiabá-MT: Emanuel Pinheiro (PMDB)
Goiânia-GO: Iris Rezende (PMDB)
Aracaju-SE: Edvaldo Nogueira (PCdoB)
Belo Horizonte-MG: Kalil (PHS)
Fortaleza-CE: Roberto Claudio (PDT)
Porto Velho-RO: Dr Hildon (PSDB)
Manaus-AM: Artur Neto (PSDB)
Recife-PE: Geraldo Julio (PSB)
São Luís-MA: Edivaldo Holanda Júnior (PDT)
Maceió-AL: Rui Palmeira (AL)

ABSTENÇÃO, BRANCOS E NULOS SUPERAM VOTOS DE ELEITOS NO RIO, BH E PORTO ALEGRE

Nas três principais capitais em que houve disputa em segundo turno ontem (30), a soma das abstenções e dos votos brancos e nulos superou o total de votos recebidos pelos prefeitos eleitos. Assim como havia ocorrido no primeiro turno em São Paulo, quando o prefeito eleito, João Dória (PSDB), teve menos votos (3.085.187) do que a soma dos brancos, nulos e abstenções (3.096.304), agora, no segundo turno, isso se repetiu no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte e em Porto Alegre.
Em Curitiba, a soma das abstenções, brancos e nulos ficou um pouco abaixo do total de votos recebidos pelo prefeito eleito Rafael Greca (PMN). Ele recebeu 461.736 votos e a soma dos votos nulos (117.920), brancos (44.834) e abstenções (259.399) atingiu 422.153 votos.
No Rio de Janeiro, por exemplo, não compareceram às urnas 1.314.950 eleitores, 149.866 votaram em branco e 569.536 anularam os votos. Ou seja, 2.034.352 optaram por não votar nem em Marcelo Crivella (PRB), que venceu a disputa com 1.700.030 votos, nem em Marcelo Freixo, que conquistou 1.163.662 votos.

ALGUNS BRASILEIROS PERDERAM A FESTA DA DEMOCRACIA

ROBERTO CLÁUDIO É REELEITO PREFEITO DE FORTALEZA

(Foto: O povo online)
Roberto Cláudio, do PDT, foi reeleito neste domingo (30) prefeito de Fortaleza para o segundo mandato. Com 100% das urnas apuradas, Roberto Cláudio recebeu 678.847 votos, o que corresponde a 53,57% dos votos válidos (excluindo os brancos e nulos), segundo a Justiça Eleitoral. Capitão Wagner teve 588.451 votos, o equivalente a 46,43%, nas eleições deste domingo (30). (veja a apuração completa)
O prefeito acompanhou a apuração junto com familiares e depois se dirigiu ao comitê, no Bairro Cocó, onde centenas de eleitores festejam a vitória. Roberto destacou as prioridades do segundo mandato. "Vou continuar valorizando o que é essencial em Fortaleza: a saúde. Essa é a área em que mais investimos, mas é a área que ainda precisa de mais atenção. O meu compromisso com meu povo me deu a confiança de continuar por mais quatro anos trabalhando por nós pela cidade. É trabalhar pela saúde como uma grande prioridade", disse. "Na saúde, vamos aprimorar o estoque de medicamentos, os exames e consultas especializadas, e também queremos implantar, junto com Moroni, o sistema de vigilância da Guarda Municipal integrado com a Polícia Militar e ter uma inovadora politica de geração de emprego e renda", acrescentou. (G1CE)

NAUMI AMORIM É ELEITO PREFEITO DE CAUCAIA

Naumi Amorim, do PMB, foi eleito neste domingo (30) prefeito de Caucaia, cidade da Região Metropolitana de Fortaleza. Com 100% das urnas apuradas, Naumi Amorim recebeu  80.756 votos, o que corresponde a 54,23% dos votos válidos (excluindo os brancos e nulos), segundo a Justiça Eleitoral. Eduardo Pessoa teve 68.149 votos, o equivalente a 45,77%%, nas eleições deste domingo (30). A vice será Lívia Arruda. (veja apuração completa).
Naumi Gomes de Amorim nasceu em Tauá, interior do Ceará, tem 49 anos. É casado, pai de sete filhos.  Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB). Dos sete aos 15 anos de idade, foi engraxate, vendedor de frutas e trabalhou em fábricas de cerâmica e de gesso. Morou em Goiás e voltando ao Ceará instalou-se em Caucaia, onde exerce atividades empresariais.
No 1º turno das eleições, Naumi Amorim recebeu 73.316 votos (48,10%) e o segundo colocado, Eduardo Pessoa ficou com 48.450 (31,79%). Esta foi a primeira eleição em que o Ceará teve eleições de segundo turno em uma cidade, além da capital. (G1CE)

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 14,12-14)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

domingo, 30 de outubro de 2016

CORRUPÇÃO E INFIDELIDADE ANDAM DE MÃOS DADAS

Em artigo escrito para a ONG Transparência Internacional, a economista ucraniana Kateryna Tysbenko, afirmou que existe uma ligação clara entre o nível de corrupção em um país e atitude das pessoas em relação ao tema. Isto é, o senso de felicidade está diretamente relacionado ao comportamento das pessoas quanto à corrupção.
“Se você encolher os ombros e apenas aceitar a corrupção, há pouco a ser feito. A corrupção continuará a ser elevada e você estará infeliz. No entanto, se a corrupção lhe causa raiva e você fizer algo construtivo sobre o assunto, como as leis de acesso e processar os corruptos, haverá menos corrupção, melhores condições econômicas e mais felicidade”, explica.
A mensagem expressada pela economista é parte de campanhas de publicidade que a organização está transmitindo na Ucrânia. De acordo com Tysbenko, no país há uma alta tolerância à corrupção, a liberdade econômica é baixa, muitas pessoas são infelizes e a corrupção continua a florescer.

A PALAVRA DO DIA

Anúncio do Evangelho (Lc 19,1-10)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico.
3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”.
6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria.
7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!”
8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”.
9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sábado, 29 de outubro de 2016

ELEIÇÕES MUNICIPAIS: DISPUTA ESTÁ ABERTA EM AO MENOS 11 CAPITAIS

Das 18 capitais que terão votação no segundo turno neste domingo (30), em no mínimo 11 delas a disputa deve ser definida com uma margem pequena de votos, segundo apontam pesquisas divulgadas pelo Ibope até sexta-feira (28). O instituto realizou pelo menos um levantamento em cada uma das cidades.
Em cinco das capitais – Aracaju, Belém, Belo Horizonte, São Luís e Curitiba – as pesquisas mais recentes indicam situação de empate técnico entre os dois candidatos. Em outras sete, a diferença entre os adversários supera a margem de erro, mas ainda mostra disputa acirrada, com vantagens de até dez pontos porcentuais. É o caso de Campo Grande, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Vitória e Florianópolis.
No outro extremo, candidatos aparecem com ampla vantagem em relação aos adversários em seis cidades. No Rio de Janeiro, por exemplo, Marcelo Crivella (PRB), desponta com 61% das intenções de votos válidos – quando são excluídos os brancos, nulos e indecisos -, tendo 22 pontos porcentuais de diferença para Marcelo Freixo (PSOL), que aparece com 39%.
Em Recife, a vantagem é do atual prefeito e candidato à reeleição, Geraldo Júlio (PSB), que tem 60% das intenções de voto válido, contra 40% do petista João Paulo. Situações semelhantes ocorrem em Porto Velho, Maceió, Goiânia, Macapá e Cuiabá.

O POVO/DATAFOLHA – ROBERTO CLÁUDIO TEM 56%; CAPITÃO WAGNER TEM 44%

A eleição em Fortaleza chega ao dia da escolha do próximo prefeito com cenário estabilizado na disputa entre Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (PR). Na véspera da votação, última rodada da pesquisa O POVO/Datafolha aponta o prefeito com 56% dos votos válidos, contra 44% do deputado estadual. A diferença é, portanto, de 12 pontos percentuais.
O resultado é igual ao do último levantamento do tipo, de 16 de outubro. No balanço de votos válidos, que é a forma como a Justiça Eleitoral contabiliza o resultado das eleições, são excluídos da conta eleitores que declaram votos brancos e nulos, assim como indecisos.
A pesquisa aponta possibilidade de mudança no cenário: a um dia da eleição, 10% do eleitorado diz que ainda pode mudar de voto. O levantamento revela também que 87% dos eleitores decididos dizem ter definido o voto logo após o 1º turno, com apenas 7% tendo escolhido seu candidato nos últimos 15 dias e 6% na última semana.
A pesquisa foi realizada entre a última sexta-feira, 28, e este sábado, 29, e ouviu 1.748 eleitores de todas as regiões de Fortaleza. Ela registra, portanto, momentos finais da campanha de rua e o último debate entre candidatos, realizado na TV Verdes Mares na noite da sexta-feira. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos.
Votos totais
No balanço total de votos – incluindo 7% de brancos e nulos e 8% de indecisos –, Roberto Cláudio oscilou três pontos positivamente, indo de 45% para 48%. Já Capitão Wagner oscilou um ponto para cima, passando de 36% para 37%. Já pessoas que declararam votos brancos ou nulos diminuíram de 12% para 7%.
Na análise por região, Roberto Cláudio lidera em cinco áreas, especificamente nas Regionais I, II, IV, V e VI. Na regional III, com bairros como Parquelândia, Antônio Bezerra e Henrique Jorge, Capitão Wagner tem leve vantagem, com 45% contra 43% do prefeito, configurando empate técnico.
Com relação aos candidatos derrotados do 1º turno, 41% dos eleitores de Luizianne Lins (PT) devem migrar para Roberto Cláudio, contra 28% para Wagner. Já entre eleitores de Heitor Férrer (PSB), 44% dizem votar no deputado e 41% no prefeito. Ambos os candidatos declararam neutralidade no 2º turno da disputa.
A taxa de confiança do levantamento é de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) com número CE-00052/2016.
(O POVO Online)

REFORMA DA PREVIDÊNCIA PODE TAXAR TODO APOSENTADO

A equipe responsável pela proposta de reforma da Previdência em estudos no governo, subordinada ao presidente Michel Temer, estuda mudar a Constituição para abrir caminho para a cobrança de contribuição previdenciária de todos os aposentados.
A ideia é que o governo federal, os Estados e os municípios tenham autonomia para estabelecer a cobrança. Isso pode impactar tanto segurados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) quanto servidores públicos.
Atualmente, a Constituição prevê que a contribuição deve ser paga apenas por inativos que recebem acima do teto do INSS (R$ 5.189,82). Ou seja, na prática só funcionários públicos são cobrados.

2,9 MILHÕES DE ELEITORES VÃO AS URNAS PARA O SEGUNDO TURNO

Quase três milhões de eleitores devem ir às urnas neste domingo (30) para votar pelo segundo turno nos candidatos a prefeito em 57 municípios de todo o país.  A informação é do Tribunal Superior Eleitoral.
Ao todo, 18 capitais vão ter segundo turno para escolher o novo prefeito, é o caso de Maceió, Macapá, Manaus, Fortaleza, Vitória, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Belo Horizonte, Belém, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São Luís, Florianópolis e Aracaju.

NO BRASIL, 22 MIL PESSOAS TEM FORO PRIVILEGIADO ATUALMENTE

A suspensão da Operação Métis — realizada pela Polícia Federal nas dependências do Senado, por determinação de um juiz de primeira instância — pelo Supremo Tribunal Federal (STF) reacendeu a discussão sobre o fim do foro privilegiado. Atualmente, 22 mil pessoas têm o benefício no Brasil, considerado o país com mais autoridades resguardadas pelo foro especial no mundo.
O ex-presidente do STF Ayres Britto acredita que tudo que soa como privilégio numa República é visto com desconfiança. O jurista defende ser necessário reduzir a quantidade de pessoas beneficiadas. “Necessita-se de um debate para redução, mas penso que agentes especialíssimos, como chefes de Poderes, membros de tribunais superiores e ministros do STF devem continuar com o foro”.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 14,1.7-11)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

INFORME ELEITORAL


sexta-feira, 28 de outubro de 2016

QUASE 15 MIL CANDIDATAS A VEREADORA NÃO TIVERAM NENHUM VOTO

As mulheres são mais da metade da população brasileira, mas têm presença ainda muito pequena na política. Para mudar isso, uma lei de 2009 determinou uma cota mínima de 30% de mulheres candidatas nas eleições proporcionais.
A intenção era que os partidos convidassem lideranças femininas e preparassem as mulheres para concorrer para valer, só que muitas delas estão só cumprindo tabela, numa competição ainda dominada pelos homens.

PAGAMENTO DO DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO TRAZ R$ 197 BI PARA A ECONOMIA

A economia brasileira deverá receber aproximadamente R$ 197 bilhões devido ao pagamento do décimo terceiro salário. Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), isso significa a movimentação de cerca de 3% do Produto Interno Bruto (PIB). O rendimento, com valor médio de R$ 2.192, deverá ser pago a 84 milhões de trabalhadores.
Em comparação com 2015, o montante significa um crescimento de 8,2% sobre os  R$ 182 bilhões pagos no ano passado. Considerando apenas os trabalhadores formais ativos, há uma queda de 3,4% em relação ao que foi pago no último fim de ano.
Para fazer a estimativa, o Dieese utiliza os dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged). Também são levados em consideração os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), da Previdência Social e da Secretaria do Tesouro Nacional.

REFORMA POLÍTICA NA PAUTA DO SENADO

Consta na pauta do Senado a PEC 36/2016, que trata de temas relacionados à reforma política. De iniciativa dos senadores Ricardo Ferraço (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG), a PEC determina a perda do mandato de políticos que se desfiliarem dos partidos pelos quais foram eleitos, extingue as coligações nas eleições proporcionais a partir de 2022 e estabelece um percentual mínimo de votos, nacionalmente, para que um partido tenha representação parlamentar.
Apesar de constar da pauta e ser prioridade para o Senado, a proposta não deverá ser votada imediatamente. Em reunião na semana passada, os líderes partidários no Senado decidiram que a PEC terá seu primeiro turno de votação no dia 9 de novembro. No entanto, os senadores já podem debater a proposta no Plenário.
O presidente Renan Calheiros vem defendendo uma reforma política e eleitoral profunda no país, opinião compartilhada por vários senadores. Renan disse que depois da PEC 36, buscará acordos sobre outras medidas a serem votadas, inclusive com a Câmara dos Deputados.

SEGUNDO TURNO DAS ELEIÇÕES OCORRERÁ EM 56 CIDFADES DE 20 ESTADOS

O segundo turno das eleições municipais, no domingo (30), será realizado em 57 cidades de 20 estados, de acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A situação do município de Belford Roxo, na Baixada Fluminense, foi definida hoje (27) pelo TSE, que deferiu o registro do candidato confirmando o segundo turno.
Ainda dependem de decisão definitiva dois municípios: Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, e Montes Claros, em Minas Gerais. No caso dessas duas cidades, pelo menos um dos candidatos depende de decisão final sobre o registro de candidatura, mas essas pendências não impedirão que os eleitores dessas duas cidades possam escolher seus prefeitos no domingo.
Os estados com o maior número de cidades com segundo turno são São Paulo (13) e Rio de Janeiro (8). Ao todo, os eleitores de 18 capitais vão escolher os prefeitos para os próximos quatro anos. São elas: Maceió (AL), Manaus (AM), Macapá (AP), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), São Luís (MA), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Belém (PA), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Velho (RO), Florianópolis (SC), Aracaju (SE) e Vitória (ES).
Não haverá segundo turno em seis estados: Acre, Roraima, Tocantins, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em nove estados, as eleições serão realizadas apenas para escolher os prefeitos das capitais: Rondônia, Amazonas, Pará, Amapá, Maranhão, Alagoas, Sergipe, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Em Pernambuco, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande Sul, as eleições serão realizadas nas capitais e em cidades do interior. Apenas os estados de Bahia e São Paulo terão eleições só no interior.
Capitais
Porto Alegre – Nelson Marchezan Júnior (PSDB) X Sebastião Melo (PMDB) Florianópolis – Gean Loureiro (PMDB) X Ângela Amin (PP) Curitiba – Rafael Greca (PMN) X Ney Leprevost (PSD) Rio de Janeiro – Marcelo Crivella (PRB) X Marcelo Freixo (PSOL) Belo Horizonte – João Leite (PSDB) X Alexandre Kalil (PHS) Vitória – Luciano (PPS) X Amaro Neto (SD) Campo Grande – Marquinhos Trad (PSD) X Rose Modesto (PSDB) Cuiabá – Emanuel Pinheiro (PMDB) X Wilson Santos (PSDB) Goiânia – Iris Rezende (PMDB) X Vanderlan (PSB) Aracaju – Edvaldo Nogueira (PCdoB) X Valadares Filho (PSB) Maceió – Rui Palmeira (PSDB) X Cícero Almeida (PMDB) Recife – Geraldo Júlio (PSB) X João Paulo (PT) Fortaleza – Roberto Cláudio (PDT) X Capitão Wagner (PR) São Luís – Edivaldo Holanda Júnior (PDT) X Eduardo Braide (PMN) Macapá – Clécio Vieira (Rede) X Gilvam Borges (PMDB) Belém – Zenaldo Coutinho (PSDB) X Edmilson (PSOL) Manaus – Artur Neto (PSDB) X Marcelo Ramos (PR) Porto Velho – Dr. Hildon (PSDB) X Léo Moraes (PTB)

INFORME PUBLICTÁRIO

BRASIL PERDEU 1,306 MILHÃO DE VAGAS COM CARTEIRA ASSINADA EM UM ANO

O País perdeu 1,306 milhão de vagas com carteira assinada no período de um ano, segundo os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), iniciada em 2012 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado equivale a uma redução de 3,7% no total de trabalhadores formais no setor privado no terceiro trimestre ante o mesmo período de 2015.
Ao mesmo tempo, o setor privado contratou mais 95 mil pessoas sem carteira assinada, um avanço de 0,9% no total de ocupados nessa condição no período de um ano. O trabalho por conta própria, entretanto, recuou 1,7% nessa comparação, o equivalente à saída de 378 mil pessoas ocupadas nessa condição.

CEARÁ REGISTRA SEGUNDO MÊS DE SALDO POSITIVO DE EMPREGOS

O Ceará começa a demonstrar uma tendência de estabilidade do mercado de trabalho, ao registrar o segundo mês consecutivo de criação de empregos formais. Em setembro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado pelo Ministério do Trabalho, o Estado conquistou um saldo positivo de empregos, com 993 novas vagas geradas, alta de 0,08% em relação a agosto, com 31.634 admissões e 30.641 desligamentos.

O resultado representa o sexto melhor saldo entre os estados brasileiros, e o 4º maior saldo positivo do Nordeste. O número foi puxado, principalmente, pelos setores de Serviços e Agropecuária, responsáveis pela geração de 1.448 e 952 novas vagas, respectivamente. Apesar do avanço recente, no acumulado do ano, foram eliminados 27.945 postos de trabalho.

No País, o estoque de emprego formal apresentou queda em setembro, com redução de 39.282 postos de trabalho, resultante de 1.142.797 admissões e de 1.182.079 desligamentos. No acumulado do ano, houve uma redução de 683.597 postos de trabalho, e, nos últimos doze meses, 1.599.733 empregos a menos. No recorte geográfico, verificou-se saldos positivos somente nas regiões Nordeste (29.520) e Sul (1.135) do País.

NOVA VOZ DO BRASIL ESTREIA NA PRÓXIMA SEGUNDA-FEIRA

Na próxima segunda-feira (31), o programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), estreia em novo formato. O programa de rádio mais antigo do país será mais interativo e próximo do cidadão. Haverá novos quadros, com jornalismo, prestação de serviço e diálogo com os ouvintes.
A ideia é oferecer um programa que lembre menos o formato solene e distante de décadas anteriores e tenha uma linguagem mais descontraída, mais próxima do cidadão. O programa contará com novos apresentadores, Airton Medeiros e Gláucia Gomes. “A ideia da nova Voz do Brasil é aproximar o cidadão, trazê-lo para perto da notícia, da informação. Fazer com que o cidadão interaja com o que fazemos aqui na EBC. A gente não pode estar distante”, diz Gláucia.
Os ouvintes poderão tirar suas dúvidas sobre programas sociais, sobre o trabalho do presidente da República e ministros, além de pedir informações sobre como tirar documentos, por exemplo, e fazer perguntas a integrantes do Poder Executivo.
Veiculado diariamente (exceto aos sábados, domingos e feriados) das 19h às 20h, os primeiros 25 minutos são dedicados às notícias sobre o Poder Executivo. As mudanças da nova Voz do Brasil se darão nessa primeira parte do programa. A produção dos outros 35 minutos é de responsabilidade dos Poderes Legislativo e Judiciário.

ENERGÉTICO MISTURADO COM BEBIDAS ALCOÓLICAS TERIA MESMO EFEITO QUE COCAÍNA

Você é da turminha que gosta de misturar energético com as suas bebidinhas na balada? Pois é melhor você ter em conta o que um estudo conduzido recentemente revelou quando for pedir os seus drinks! Isso porque, de acordo com Hannah Crouch, do portal The Sun, pesquisadores da Universidade Purdue, nos EUA, descobriram que essa mescla tem o mesmo efeito que a cocaína. Já pensou? Você pode estar bebendo “cocaína líquida” sem saber.
Segundo Hannah, os cientistas chegaram a essa conclusão depois de separar uma porção de ratinhos (baladeiros?) em dois grupos e dar a cada um deles uma mistura de álcool e energético ou cocaína. Depois, os pesquisadores avaliaram a atividade cerebral dos animais e descobriram que os que haviam consumido a bebida apresentavam um comportamento semelhante ao dos que haviam entrado em contato com a cocaína.

STF DECIDE QUE PODER PÚBLICO DEVE CORTAR SALÁRIOS DE SERVIDORES GREVISTAS

Folha – O STF (Supremo Tribunal federal) decidiu nesta quinta (27), por 6 votos a 4, que o poder público deve cortar os salários de servidores em greve. A sentença tem repercussão geral e obriga todos os tribunais do país a adotarem o entendimento da corte sobre esse tema.
A maioria dos ministros acompanhou o entendimento do relator, Dias Toffoli. Para ele, não deve haver descontos somente nos casos em que a paralisação for motivada por quebra do acordo de trabalho por parte do empregador, com atraso de pagamento dos salários, por exemplo.
“Quantas vezes as universidades não conseguem ter um ano letivo completo sequer por causa de greves?[…] O acórdão recorrido quer subsidiar a greve”, argumentou o relator.
Votaram com Toffoli Luís Roberto Barroso, Gilmar Mendes, Teori Zavascki, Luiz Fux e a presidente do tribunal, Cármen Lúcia. Discordaram Edson Fachin, Rosa Weber, Marco Aurélio Mello e Ricardo Lewandowski. O decano, Celso de Mello, estava ausente.
A tese formulada pelo Supremo diz que a remuneração deve ser suspensa imediatamente após a decretação da greve. Acrescenta que uma eventual compensação só é cabível quando o empregador aceitar essa condição para chegar a um acordo com os trabalhadores.

JUSTIÇA DETERMINA ABERTURA DE RUA PRIVATIZADA POR SHOPPING DE SOBRAL

Uma decisão do Juiz Maurício Fernandes (1ª Vara Cível de Sobral) determinou a abertura da Rua Promedade da Sé, no Bairro Dom Expedito, que tinha sido fechada como área privada do Shopping de Sobral. 
Na tarde de quinta-feira (27/10) oficiais de justiça cumpriram a determinação judicial, e foi desobstruída a rua que nunca deveria ter sido privatizada.

FPM CRESCE COM A REPATRIAÇÃO, TERCEIRO REPASSE DE OUTUBRO CHEGA A R$ 2 BILHÕES

Após meses de espera, gestores municipais recebem recursos da repatriação. Com a verba, o terceiro repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) de outubro será R$ 2.042.577.444,00 – já com o abatimento do montante destinado ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Sem essa retenção, a cifra a ser distribuída com todas as Prefeituras do país, valores brutos, chega a R$ 2.553.221.805,00.
De acordo com levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), em comparação com o mesmo repasse de 2015, o último decêndio de outubro apresenta crescimento de 27,5%, em termos nominais. Mas, esse crescimento é um reflexo do adicional de R$ 332.377.717,02 da arrecadação de Imposto de Renda (IR) prevista na Lei de Repatriação.  O valor foi divulgado pela ReceitaFederal, por meio de comunicado.
Mesmo com o repasse desses recursos, segundo a entidade municipalista, quando se considera os efeitos da inflação, o decêndio apresenta crescimento bem menor, de 18,5% em termos reais. Ao somar os três repasses do mês, o Fundo será de R$ 6,256 bilhões, o que mostra crescimento de 13%, em relação a outubro do ano passado, quando os Municípios receberam R$ 5,533 bilhões.
Do início do ano pra cá, o FPM soma nominalmente R$ 68,942 bilhões. Nesse mesmo período de 2015, haviam sido repassados R$ 66,929 bilhões as Prefeituras. Um crescimento de 3,01%, conforme indica dados da CNM. No entanto, quando se considerado o impacto inflacionário, o acumulado do Fundo em 2016 apresenta redução de 5,83%, de acordo com o mesmo período do ano anterior.
“É importante frisar que no montante acumulado no ano não estão incluídos os valores do 0,5% de 2015 e o 0,75% de 2016, decorrente da Emenda Constitucional 84/2014, que foi uma conquista da Confederação Nacional de Municípios (CNM)”, destaca o levantamento divulgado pela entidade nesta quinta-feira, 27 de outubro.

INFORME ELEITORAL

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 14,1.7-11)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

A PALAVRA DO DIA

Evangelho (Lc 6,12-19)
— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.
12Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. 13Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: 14Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; 15Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; 16Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor.
17Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. 18Vieram para ouvir Jesus e serem curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. 19A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos.

— Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

"AVINE VINNY IN JERI" NA MANSÃO MATUSA

ASSEMBLEIA DO CEARÁ PODERÁ SEDIAR ENCONTRO NACIONAL DA UNALE

(Pres. Zezinho Albuquerque (PDT) recebe representantes da UNALE)
 A Assembleia Legislativa do Ceará poderá ser a sede do 21º encontro da União Nacional das Assembleias Legislativas (Unale), em 2017. Nesta quinta-feira, o Legislativo cearense recebeu o diretor geral da entidade, Germano Stevens, e o deputado estadual Luciano Nunes (PSDB-PI), que conheceram  as instalações do Palácio 13 de Maio.  A próxima edição  da conferência será de 8 a 10 de junho. O presidente da Assembleia Legislativa, Zezinho Albuquerque (PDT) e o deputado Sérgio Aguiar (PDT), primeiro secretário da Assembleia, e segundo secretário da Unale, receberam os convidados.

De acordo Zezinho Albuquerque, a Assembleia dispõe de instalações suficientes para abrigar o encontro. A Unale já realizou 20 eventos nacionais. Em 2008, foi em Fortaleza e, este ano, em Aracaju.  O parlamentar lembrou que, além dos equipamentos próprios, necessários ao encontro, Fortaleza oferece também aos seus visitantes atrações turísticas. “Somos a quinta capital do País, com grandes atrações para qualquer público”, acrescentou.

A Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (CNLE), de acordo com Zezinho Albuquerque, vai  debater grandes temas nacionais, como a reforma da Previdência Social e a crise econômica. “As discussões devem  girar, entre as questões que envolvem a vida de todos os brasileiros”, frisou.

Também concorrem como sede os estados do Rio Grande do Norte, Paraná e Mato Grosso. A definição ocorrerá no próximo encontro da diretoria nacional da Unale, em novembro próximo e, conforme Germano Stevens, a sede da conferência deverá ter capacidade para abrigar 18 eventos simultâneos, e um grande auditório principal.

Para o deputado Sérgio Aguiar (PDT), a grande vantagem do Ceará é condição de sediar o evento com baixo custo, já que poderão ser utilizadas as instalações do próprio Poder Legislativo. “Hoje nós temos a infraestrutura necessária para um evento deste porte”, frisou o deputado.

CRESCE PRESSÃO PELA VOLTA DE DINHEIRO DE EMPRESAS NAS CAMPANHAS

A recém-instalada comissão especial que vai debater na Câmara Federal mudanças nas regras eleitorais (que acabaram de ser implementadas) visa principalmente driblar a decisão do Supremo Tribunal Federal e criar um cenário para aprovar a volta do financiamento de empresas a candidatos e partidos.
Após o desastre financeiro nos comitês nas eleições deste ano, cresceu a pressão de prefeitos, deputados e senadores para retomar o processo anterior. O presidente da comissão é Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA), irmão do ministro de Governo Geddel Lima, ambos dispostos a encarar o desafio. (Leandro Mazzini)

ADMINISTRAR O BOM MOMENTO PÓS-ELEIÇÃO

A meta foi alcançada e o objetivo de vencer atingido. O político é, então, socialmente reconhecido como vitorioso e como alguém que passa a deter poder. Só há uma coisa certa a respeito deste momento: ele não dura muito. Iniciado o mandato ou as atividades de governo, recomeçam as lutas, as desavenças, as contrariedades e as preocupações, que são inafastáveis da atividade política. Portanto, aproveite este momento raro ao máximo.
Aproveitar o momento não se resume a "curti-lo". Significa tirar partido de uma situação muito favorável para, entre outras prioridades:
Você deve tentar prolongar este período ao máximo, retirando dele tudo que puder, no que se refere aqueles itens acima listados. Trata-se, como se percebe, de uma ação planejada, calculada, estratégica. Por isso fala-se em "administrar o melhor momento". Alguns procedimentos são recomendados.

PROFESSORES DA UVA SUSPENDEM A GREVE

Prestes a completar seis meses em greve, o Sindicato dos Docentes da Universidade Estadual Vale do Acaraú - SINDIUVA, decidiu na última segunda (24) suspender a greve e retornar as atividades educacionais. Causando enormes prejuízos para os universitários da região Norte do Ceará, essa já a segunda paralisação feita pelos professores em menos de dois anos.

O placar final da Assembleia foi de 96 votos a favor da suspensão, contra o total de 15 votos favoráveis a continuidade da greve. A decisão acontece após os servidores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), na última sexta-feira (21), também terem decidido pelo fim da paralisação da instituição.
Segundo o Professor Carneiro Neto, presidente do Sindicato, o estado de greve vai permanecer, mas a atividade acadêmica volta com a formulação de um novo calendário. Carneiro enfatiza que continuam as mobilizações políticas mediante as pautas que não forma atendidas pelo Governador Camilo Santana. 

Vestibular 2017.1
Com os alunos egressos  do Vestibular 2016.1 ainda por terminarem o semestre e os aprovados e matriculados do pelo último Vestibular 2016.2, que ainda estão por iniciarem suas aulas do primeiro período, a UVA suspendeu o vestibular 2017.1, o qual deveria ocorrer em novembro desse ano. 
Professor Carneiro Neto - SINDIUVA
(Via Blog do KT)

GOVERNO DO CEARÁ NÃO PLANEJA REDUÇÃO DE EXPEDIENTE NAS REPARTIÇÕES PÚBLICAS

O Governo do Estado do Ceará nega a autenticidade, bem como o conteúdo, de documento que circula nas redes sociais com informações sobre suposta redução do horário de trabalho e funcionamento das repartições públicas estaduais. Cumpre destacar que tal medida não faz parte do planejamento do Estado.

Governo do Estado do Ceará

APÓS REBAIXAR O TETO, CÂMARA AUMENTA SALÁRIOS

ter dinheiro fafa 
Oito horas depois de aprovar, na madrugada desta quarta-feira, a emenda do teto, que limita os gastos federais, a Câmara liberou reajustes salariais de até 37% para servidores de cinco corporações: 1) Polícia Federal, 2) Polícia Rodoviária Federal, 3) Perito Federal Agrário, 4) Desenvolvimento de Políticas Sociais; e 5) Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).