quinta-feira, 18 de maio de 2017

DOCUMENTÁRIOS DA TV ASSEMBLEIA SÃO DESTAQUES EM FESTIVAIS NACIONAIS

O Núcleo de Documentários da TV Assembleia é destaque dentro e fora do Estado. O documentário "Aldeia do Saber", produzido pelo Núcleo e dirigido por Marcelo Alves, vai estar no 6º Cine Kurumin, na Mostra Nordeste. O evento acontece em Salvador, Bahia, entre 12 e 19 de julho. "O 'Aldeia do Saber' é o único representante cearense na Mostra Nordeste, o que nos dá uma alegria enorme e uma imensa responsabilidade", comemora Angela Gurgel, que desde 2006 coordena o Núcleo de Documentários.
O documentário também foi selecionado para a II Mostra Indígena de Filmes Etnográficos do Ceará, que aconteceu em Aquiraz-CE, entre os dias 28 e 30 de abril.
A produção conta a história de uma família da Tribo Tapeba, que começou uma escola embaixo de um cajueiro para os pequenos índios da tribo, ainda nos anos 90, e que, com muita luta e perseverança, conseguiu estruturar essa escola, que hoje é ferramenta fundamental na preservação da cultura e dos costumes dos Tapeba.
O filme tem a montagem de Vinicius Augusto Bozzo, que também assina o roteiro, em parceria com Marcelo Alves e Angela Gurgel. A direção de fotografia e as imagens são de Nilson Filho, o sound design e a mixagem, de Paulo Tomé.
Outros dois documentários produzidos pelo Núcleo também foram selecionados para a Mostra Sesc de Cinema, que acontece ainda neste ano. São eles "Máquina de Um Tempo" (2015) e "Jurema - Terra de Pescador" (2014), ambos dirigidos por Angela Gurgel.
Da Reportagem/Com Assessoria