segunda-feira, 23 de outubro de 2017

PROCESSOS DA "LAVA JATO" JÁ MOVIMENTAM DEZ VARAS FEDERAIS EM TRÊS ESTADOS E NO DF

Três anos depois de prender um grupo pouco conhecido de doleiros, a operação “lava jato” se espalhou por diferentes regiões da Justiça Federal e já mobiliza pelo menos dez juízes em processos criminais e ações de improbidade administrativa que tramitam na primeira instância de três estados e no Distrito Federal.
O caso gerou até um conflito de jurisdição em São Paulo, onde o titular e o substituto da 6ª Vara Federal disputam o direito de analisar acusações sobre fraudes no Ministério do Planejamento, quando a pasta era comandada por Paulo Bernardo. Instado a dizer se é obrigatória a regra que manda distribuir a juízes substitutos processos registrados com número ímpar, o TRF-3 entendeu que a norma se aplica no caso, que só é diferente pelo clamor que causa.
Enquanto se alastra, a investigação mais famosa do país continua colocando sob os holofotes o trabalho do juiz federal Sergio Fernando Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Mais ainda depois de ele ter assinado sua 32ª sentença na “lava jato”, em julho de 2017, na qual condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a 9 anos e 6 meses de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.