segunda-feira, 30 de outubro de 2017

PARTIDOS BUSCAM CARAS NOVAS PARA CAMPANHAS APÓS PRISÃO DE MARQUETEIROS

Consequência dos desdobramentos do mensalão e do petrolão, a queda dos dois marqueteiros mais vitoriosos do país levou partidos e candidatos a iniciar uma verdadeira peregrinação em busca de novos nomes para orientar as candidaturas.
As prisões de João Santana e Duda Mendonça abriram espaço para novos profissionais e, com as mudanças no sistema eleitoral que limitam os recursos financeiros de quem busca se eleger, a expectativa é pelo fim das campanhas exorbitantes. Especialistas acreditam que para vencer economizando tempo e dinheiro, sai na frente quem souber usar a internet.
É o marqueteiro quem decide a quais compromissos o candidato vai comparecer, com quem ele deve falar e como ele pode abordar determinados assuntos. Trata-se de um dos mais delicados assuntos da República: a construção da imagem. Integrante da equipe do prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, o marqueteiro Marcelo Vitorino vai tentar eleger Daniel Vilela como governador de Goiás e Antônio Joaquim para comandar o Mato Grosso, em 2018. “Com a aprovação da reforma política, o dinheiro foi cortado, mas a arrecadação ganhou novos contornos. Agora, o candidato pode comercializar produtos e patrocinar publicações no Facebook”, diz.