sexta-feira, 27 de outubro de 2017

ESTADO DO CEARÁ É NOTA 10 EM TRANSPARÊNCIA PÚBLICA


A transparência é um direito do povo e um dever do Estado”. É com a seguinte frase que o secretário da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), Flávio Jucá, fundamenta o desempenho do Ceará como um dos Estados mais transparentes do país, alcançando o primeiro lugar na Escala Brasil Transparente, promovida pelo Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), e no Ranking da Transparência, coordenado pelo Ministério Público Federal (MPF).
“Nos últimos três anos, o Ceará vem se tornando referência em transparência pública no País, o que nos motiva cada vez mais a desenvolver estratégias e ferramentas que nos permitam estar sempre à frente no processo de prestação de contas com a sociedade, garantindo um dos direitos básicos do cidadão, que é o livre acesso às informações públicas”, destaca o secretário da CGE.
O bom posicionamento do Estado nos rankings nacionais também reflete o comprometimento dos gestores dos vários órgãos do Governo com a transparência de suas ações, em especial com a aplicação dos recursos públicos. Não é por acaso que o Portal da Transparência do Governo do Ceará já é considerado a ferramenta de transparência ativa mais utilizada pelo cidadão, tendo registrado desde sua criação, em 2009, até setembro deste ano, mais de um milhão de acessos, mais especificamente um total de 1.389.109 consultas.
Mas não é apenas como Governo mais transparente do país que o Ceará é destaque. Nossas ações no âmbito do controle social e do controle interno indicam uma mudança na forma como os gestores passaram a construir as políticas públicas do Estado e como o cidadão participa deste processo.