O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) iniciou a capacitação dos 100 juízes leigos (não togados) que atuarão, a partir de 8 de agosto, no Sistema dos Juizados Especiais do Estado. O treinamento começou na segunda-feira (1º/07) e prossegue até a próxima sexta (5), no Palácio da Justiça, bairro Cambeba, em Fortaleza.
O coordenador do Sistema dos Juizados Especiais do Ceará, desembargador Gladyson Pontes, deu as boas-vindas aos participantes ressaltando o otimismo da atual Administração do Tribunal. “Vocês são os primeiros colocados na seleção, muitos aqui fecharam a prova e têm muita bagagem profissional. Nós estamos apostando todas as fichas nessa empreitada, sabendo que todos vão ganhar: o jurisdicionado, vocês e o Poder Judiciário”, afirmou.
O juiz Marcelo Roseno, titular da 12ª Unidade do Juizado Especial Cível de Fortaleza, proferiu palestra sobre Noções Gerais do Sistema Estadual dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Poder Judiciário do Ceará. “Quero externar a alegria de tê-los aqui. Agradeço à Escola Superior da Magistratura e à coordenação dos Juizados. É a concretização do que idealizamos”, disse. O magistrado também apresentou o Sistema de Busca dos Juizados Especiais (SBJE) e o funcionamento das unidades.
Um dos participantes, o advogado recém-formado Paulo Nelson, acompanhou atento ao treinamento. “A formação está sendo a melhor possível e nos ajuda a colocar em prática todos os conhecimentos.”